Utilizados pelo ser humano desde os primórdios, os óleos vegetais são gorduras provenientes das plantas — na maioria das vezes, de suas sementes. Eles ajudam a cuidar da saúde, por meio da alimentação, e também da beleza, pois desempenham funções como hidratação de peles e cabelos ressecados e suavização de rugas e linhas finas.

Seu processo de extração ocorre por prensagem a frio, o que não modifica a estrutura química nem as propriedades dessas moléculas. Inclusive, os melhores óleos não passam pela adição de nenhum solvente extrator.

Então, ficou interessado? No post de hoje, separamos os 5 melhores óleos vegetais para você utilizar na sua rotina de cuidados estéticos. Continue a leitura e descubra quais são eles.

Óleos vegetais

1. Óleo de amêndoas

Esse é um dos óleos mais utilizados atualmente, especialmente pelas grávidas, pois é um ótimo aliado para prevenir estrias. Rico em vitamina E e com uma textura suave, o óleo das amêndoas é altamente emoliente, hidratando a pele e os cabelos.

Para os fios danificados, ele ajuda a reduzir as pontas duplas e ressecadas, ameniza o volume, nutre e dá brilho às madeixas. Além disso, ele ainda atua no combate à caspa e outras causas de descamação no couro cabeludo.

2. Óleo de coco

Queridinho do momento, o óleo de coco é uma das melhores opções naturais para hidratar cabelos danificados e com química. Faça o teste: aplique uma camada do óleo da raiz até as pontas, com os fios secos, antes de dormir. O resultado será um cabelo extremamente hidratado no dia seguinte.

Como bônus, essa substância também tem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, o que ajuda o controle de coceira e irritações.

óleos vegetais

3. Óleo de girassol

Potente antioxidante e rico em vitamina E, o óleo de girassol faz muito bem para a saúde da pele, atuando na manutenção da barreira cutânea. Na maioria das vezes, essa é a gordura escolhida como base para o preparo de tratamentos estéticos naturais.

4. Óleo de argan

Esse óleo é rico em ácido linoleico e vitamina E, sendo utilizado principalmente para a hidratação e nutrição dos cabelos, mas também para a regeneração da pele e o fortalecimento das unhas.

Além disso, ele é uma das melhores opções de cosmético natural hidratante para quem sofre com acne, pois não obstrui os poros e não piora o quadro. Sua aplicação rotineira na pele ajuda ainda a prevenir a formação de rugas e linhas de expressão.

5. Óleo de abacate

Por fim, não podemos deixar de citar o abacate, uma das frutas mais utilizadas in natura para hidratar a pele e os cabelos. Na forma de óleo, então, todos os seus nutrientes são concentrados, potencializando os resultados.

Ele atua com grande destaque na produção de colágeno na derme e no fortalecimento dos fios de cabelo, o que estimula o seu crescimento e diminui a queda.

Como vimos, os óleos vegetais são opções naturais para cuidar da sua pele e cabelos. Você pode encontrar todos eles em farmácias ou lojas de produtos naturais. Então, basta escolher aquele que melhor atende as suas necessidades e usufruir de todos os seus benefícios e propriedades.

E agora, se gostou da leitura, que tal descobrir também um pouco mais sobre cuidados naturais com os cabelos ressecados para os dias de sol?