Já percebeu como, às vezes, acordamos com uma parte do corpo dolorida? Outras vezes levantamos da cama desequilibrados, sonolentos e, ao mesmo tempo, com as articulações endurecidas? Assim parece difícil começar bem o dia, não é?

Você deve saber que, durante uma noite de sono, o corpo e a mente relaxam e diversos processos de regeneração têm andamento. Assim, ao despertar, é necessário um preparo para a retomada das atividades físicas e mentais. Com esses exercícios, é mais fácil começar bem o seu dia.

Neste post, listamos algumas atividades que você pode praticar. Confira:

1. Gratidão

Antes de se levantar, logo ao despertar, sente-se na beira da cama, com os pés no chão, coloque suas mãos abertas sobre as coxas, feche os olhos e seja grato. Sinta gratidão pela noite de repouso e por ter acordado. Seja grato pela nova oportunidade de vida que lhe é concedida, o novo dia que começa.

A retomada de consciência com um sentimento de gratidão forja tranquilidade para o cérebro. Ele comandará boa parte do seu dia.

Em seguida, coloque as pontas dos dedos nos respectivos ombros e faça 3 rotações dos braços para trás e 3 para frente.

Geralmente dormimos sobre um lado do corpo. Isso tende a restringir parte da circulação sanguínea naquele lado. Esses movimentos redistribuem a circulação ao mesmo tempo em que ativam as articulações dos ombros, distribuindo o líquido sinovial que as lubrifica.

2. Ativação dos joelhos e pernas

As articulações dos joelhos são muito exigidas a partir do momento em que ficamos de pé. Para lubrificá-las e estimular a circulação sanguínea por toda a perna, movimente-as, como descrito a seguir. Para dar início a mais um dia com sucesso, é necessário, literalmente, “estar de pé” para a vida.

De pé, ereto, levante a perna esquerda até uma altura confortável, baixando-a em seguida. Faça o mesmo movimento com a perna direita. Repita mais 3 vezes, alternando as pernas.

3. Flexibilidade para a coluna

De pé, com as duas mãos na cintura, incline o tronco para trás até que a posição se torne desconfortável. Retorne à posição ereta. Solte os braços e incline o tronco para frente procurando tocar a ponta dos pés com a ponta das mãos. Retorne à posição ereta. Repita mais 3 vezes esses dois movimentos.

4. Flexibilidade lateral do tronco

De pé, mantenha a palma da mão direita atrás do pescoço com o braço aberto. Coloque o dorso da mão esquerda às costas, na linha da cintura. Incline o tronco lateralmente para a esquerda. Volte à posição ereta. Inverta as mãos e incline o corpo para a direita. Retorne à posição ereta. Repita mais 3 vezes esses dois movimentos.

5. Alongamento completo

De pé, braços estendidos ao longo do corpo, una as mãos entrelaçando os dedos formando uma concha, com os braços ainda estendidos à frente do corpo. Vá suspendendo essa concha até a altura do peito, virando-a para baixo, para frente e para cima. Eleve os braços com as palmas das mãos entrelaçadas e voltadas para cima (“empurrando o céu”). Mantenha os braços esticados enquanto inclina o tronco para a esquerda. Retorne à posição ereta, com os braços ainda esticados e as mãos entrelaçadas. Incline o tronco para a direita. Retorne à posição ereta. Repita mais 3 vezes esses dois movimentos.

Essa série vai lubrificar as articulações, renovar a circulação sanguínea por todo o corpo oxigenando a musculatura, trazer mais flexibilidade para a coluna e estimular todo o organismo para começar bem o dia. O exercício inicial da gratidão trará mais confiança para a retomada da vida diária.

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