Já acordou com aquela sensação de cansaço? O dia mal começou e parece que está carregando o mundo nas costas. Isso é bastante comum, principalmente entre as pessoas que não descansam o suficiente para renovar as energias. Um compromisso aqui, outra tarefa ali e lá se vai o tempo que precisava para dormir. Mas o que fazer?

Ter uma rotina pode até parecer chato, mas quando se trata de saúde é essencial. Manter a qualidade de vida vai muito além de consumir alimentos naturais ou caminhar meia hora por dia. É preciso seguir regras para ter saúde física e mental, e ter uma boa noite de sono com certeza está incluso.

Tem dificuldades para acordar cedo e disposto? Confira nossas dicas:

Hora certa para dormir

Não é besteira! Ter hora certa para dormir é muito importante para a rotina do corpo e ajuda a ter mais disposição pela manhã. De acordo com o criador do Sistema do Sono Sadio, Michael Krugman, o ideal é dormir oito horas por dia. Há quem deite mais tarde, outros mais cedo, mas manter o relógio do sono regulado é essencial para acordar tranquilo e relaxado.

Vai levantar às seis da manhã? Tente, pelo menos, deitar às 22h. Fazendo isso todos os dias, sentirá seu corpo mais leve e disposto.

Dormir relaxado

Tente deixar todos os problemas do trabalho fora da sua casa. Estresse e ansiedade podem sim proporcionar uma noite de sono terrível e, por conta disso, deixar sequelas no dia seguinte. Uma boa forma para acordar mais disposto é permanecer com o corpo relaxado durante a noite.

Não é preciso de muito para relaxar, basta optar por algo que lhe dê prazer. Por exemplo, realizar yoga pode ser uma ótima alternativa para aliviar a tensão. Alguns asanas específicos ajudam a equilibrar o corpo e a mente.

Praticar os pranayamas (técnicas de respiração) e meditar também. Mas cuidado, especialistas recomendam ter um intervalo de duas a três horas entre a realização dos métodos e a hora de se deitar, isso porque certos movimentos podem deixar o corpo mais desperto do que deveriam.

Exercícios físicos matutinos

Se fazer alguma prática horas antes de dormir é bom, imagina ao acordar. Ter alguma motivação ao levantar, mesmo que seja caminhar na avenida, é um ótimo começo. Yoga, pilates, corrida e musculação podem entrar na lista de atividades benéficas ao organismo.

Quer algo diferente? Tente uma aula de dança. Além de fortalecer o corpo, a dança ajuda a emagrecer, melhora a postura e aumenta a autoestima. Caso não tenha tempo para uma aula completa, tire uns dez minutos para se alongar.

Nada de botão soneca

Esqueça o botão soneca! Já reparou como fica cansativo ter que apertar o botão do celular a cada vez que o alarme toca? O ideal é “pular da cama”, sem enrolação. A cama é um local de repouso, e é isso que o seu corpo deve entender.

Alimentação adequada

Manter uma alimentação adequada é primordial para a qualidade de vida. Consumir alimentos pesados e gordurosos antes de dormir não ajuda em nada. Opte por cardápios leves, como snacks saudáveis, chás e smoothies. Ao levantar, prepare um café da manhã reforçado com bons níveis de vitaminas, minerais e alimentos que proporcionem energia.

Anotou as dicas? Então não se esqueça de colocá-las em prática. Nas aulas online do Namu Cursos, você também tem uma opção para relaxar e acordar de bem com a vida.