fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Diversão e Viagens » Gerais »

Gerais

5 cuidados com a saúde que você precisa tomar durante as férias

Com a euforia e a ansiedade a mil, é comum se esquecer de tomar cuidados com a saúde durante este período
Da redação
27/10/17
Ah, as férias! Após uma longa espera, elas finalmente chegaram: um momento para se acalmar, celebrar, conhecer novos lugares e dar aquela relaxada merecida após um ano de trabalho. Com a euforia e a ansiedade a mil, é comum se esquecer de tomar cuidados com a saúde durante este período. Pode parecer difícil conciliar lazer com cuidados, bem-estar e saúde durante essa época do ano. No entanto, eles são imprescindíveis para garantir a sua diversão. Ninguém quer abrir mão de algum passeio por questões de doença, não é mesmo? Para facilitar a sua vida e garantir que nada dê errado durante as férias, criamos uma lista com alguns cuidados que devem ser tomados para assegurar momentos felizes e sem preocupação durante a sua viagem. Boa leitura!

1. Pesquise as vacinas necessárias

O planejamento de uma viagem 'saudável' se inicia com os cuidados com as vacinas necessárias (para a sua viagem). Pesquisá-las com antecedência evita dores de cabeça no momento da apresentação da carteirinha de vacinação. Além da vacina contra a febre amarela - a mais procurada neste momento - algumas outras são requisitadas, até mesmo para destinos internacionais. Podemos citar, como exemplo, doses contra a hepatite A, meningite meningocócica e febre tifoide. Fique ligado!

2. Leve sua farmácia na mala

Parece exagero, mas não é: imagine perceber, no meio de um passeio, que remédios controlados foram esquecidos e suas receitas também? Não tomar as medicações nos horários recomendados é uma péssima ideia e pode acabar com toda a viagem. Por isso, separe todos seus remédios e leve também as prescrições médicas. É bacana incluir os remédios de venda livre, como pomadas para arranhões e pílulas contra náuseas e dores de cabeça. Isso evitará visitas indesejadas à farmácia, além de economizar seu tempo. Não se esqueça dos repelentes de insetos e, se possível, invista em um mini kit de primeiros socorros, colocado em uma nécessaire que não ocupe muito espaço. Nunca se sabe quando um curativo será necessário!

3. Use e abuse do protetor solar

Um dos principais cuidados com a saúde durante as férias diz respeito à proteção contra o sol, mesmo com o céu nublado. Certifique-se de ter protetor solar e de reaplicá-lo com frequência, de acordo com as instruções contidas no verso da embalagem ou das recomendações de seu médico. Procure sempre utilizar roupas leves e maleáveis, que sejam confortáveis e que não prejudiquem a sua mobilidade. Outra dica é fazer uso de chapéus. Além de elegantes, eles possibilitam uma proteção extra contra os raios ultravioleta.

4. Faça caminhadas

Você provavelmente já ouviu falar sobre os inúmeros benefícios da caminhada: ajuda no emagrecimento, melhora a circulação sanguínea, fortalece os músculos e, ainda, ajuda na diminuição do estresse e da ansiedade. Então, que tal unir o útil ao agradável e caminhar durante as férias? Opte por passeios que possam ser feitos a pé e deixe os transportes de lado, na medida do possível. Além dos benefícios à saúde, a caminhada confere uma aproximação com a cultura do local e dos lugares visitados, pois você vê tudo (mais pertinho) e pode interagir com outras pessoas. Vale a pena tentar!

5. Mantenha-se hidratado e alimentado

Pecar na ingestão de água e alimentos pode trazer alguns sintomas bem desagradáveis. Tanto a desidratação quanto a hipoglicemia podem causar náuseas, vômitos e dores de cabeça - que não combinam com uma viagem agradável. Por isso, ande sempre com garrafas de água e com lanches saudáveis. Carregar lanchinhos evitará excessos e exageros na próxima refeição, além  de manter os níveis de glicose, em equilíbrio, na corrente sanguínea. Não é tão difícil manter os cuidados com a saúde durante as férias, não é mesmo? Ter momentos agradáveis sem descuidar da saúde só depende de escolhas mais conscientes e de um pouco de planejamento! Gostou das dicas? Confira outros artigos sobre saúde e bem-estar em nossos perfis nas redes sociais! Estamos no FacebookTwitterInstagram e Youtube.

Recomendados
Saúde Mental

Rotina de trabalho intensa: 5 sinais de que você está com ansiedade elevada

Sem dúvida alguma a ansiedade é um dos problema...

Gerais

Jet lag: saiba o que é e veja como evitar

Saiba como evitar o jet lag e como restaurar br...