Já sabemos que a prática de exercícios físicos faz bem à saúde, não é à toa que especialistas a recomendam. Não importa a idade, o ideal é sempre estar na ativa, pois pessoas sedentárias não são capazes de desfrutar de uma boa qualidade de vida. Porém, muitos não são fãs dos esportes mais comuns e nem de passarem horas na academia. O que fazer nessas horas? Uma ótima solução para movimentar o esqueleto e manter a forma são os exercícios de baixo impacto, como o pilates.

O pilates é uma prática criada por Joseph Pilates e possui algumas modalidades. Uma delas, o fitness, é bem procurada e proporciona inúmeros benefícios, assim como as demais. Quer saber um pouco mais? Fique de olho neste post.

O que é o pilates fitness?

O pilates fitness é uma modalidade que trabalha o corpo todo, sem deixar de lado os princípios básicos do pilates tradicional: concentração, respiração e controle. O pilates fitness tem como objetivo alcançar um condicionamento físico melhor, além de proporcionar aquele corpo dos sonhos.

Toda atividade física, se feita corretamente, visa manter a saúde do organismo, e com o pilates fitness não é diferente.

Como funciona uma aula de pilates fitness?

As aulas de pilates fitness são dinâmicas e contam com vários tipos de exercícios, que podem ser feitos tanto em aparelhos quanto no solo. A realização dessas posturas são funcionais e melhoram a resistência do corpo. Quando utilizados, os acessórios aumentam ainda mais a dificuldade de execução da posição, melhorando a flexibilidade e a própria resistência.

Entre os objetos mais utilizados na prática encontram-se a bola e o elástico. E para quem não tem esses aparelhos em casa, existem diversas substituições que podem ser feitas, desde que liberadas pelo instrutor. Por exemplo, a bola pode ser substituída por uma almofada; o mat por um colchonete apropriado, fique atento ao tamanho e espessura; garrafas pet com água ou areia são ótimas para utilizar como peso; e uma simples faixa de roupão ajuda a trabalhar a força dos braços e dos músculos.

Quais os benefícios para a saúde?

A prática do pilates fitness oferece muitos benefícios à saúde, tais como a regulação da pressão arterial, a diminuição dos riscos de problemas cardíacos, o fortalecimento muscular e a melhoria do condicionamento físico e mental. Além disso, o praticante dessa modalidade também conta com:

  • aumento da flexibilidade;
  • redução do estresse e da ansiedade;
  • aumento da coordenação motora;
  • estimulação da respiração;
  • alongamento muscular;
  • alívio das dores crônicas e das tensões musculares.

Lembrando que não é de uma hora para outra que todas essas vantagens são alcançadas, até porque é preciso ter disciplina e força de vontade para manter o ritmo das aulas. Para quem deseja emagrecer, o pilates fitness pode ser uma alternativa, inclusive melhor do que a modalidade terapêutica, pois esta tem outra finalidade. Como os exercícios são mais dinâmicos e um tanto puxados, o participante acaba por perder mais colorias.

Não se engane, porém, se acredita que só o método pode ajudar na perda de peso. Para isso acontecer é necessário seguir uma rotina saudável, que envolve atividades físicas e alimentação equilibrada.

Quem pode praticar pilates fitness?

A prática não deve ser entendida da mesma forma que as outras modalidades do pilates. Pessoas que almejam melhorar o condicionamento físico, ter uma barriga sarada e o corpo firme são o público-alvo dessa categoria. Jovens, adultos e idosos estão liberados para a realização desse tipo de posturas. Portanto é essencial pesquisar antes de iniciar alguma atividade, para que assim alcance o que tando almeja.

Sendo assim, o pilates fitness não é indicado para pessoas que tenham algum problema de saúde ou que busquem somente o reforço muscular. Nesses casos, o mais indicado é procurar a orientação de um especialista, já que ele poderá supervisionar de perto o estado do corpo e recomendar se pode, e com que frequência, praticar esse tipo de aulas.

Outra dica é não forçar uma postura. Como a flexibilidade é gradual, o aluno nunca deve exceder o limite do seu corpo, pois pode provocar sérias lesões. Fique atento e faça tudo sem pressa.

Qual a diferença entre o pilates fitness e o pilates terapêutico?

O fitness é indicado para quem busca uma forma de manter a saúde, um condicionamento físico aprimorado e a boa forma. Já o pilates terapêutico pode ser feito por pessoas que buscam uma reprogramação postural e a diminuição de dores — como dor cervical, dor lombar, fibromialgia, hérnia de disco, alterações posturais, problemas nas articulações e tensões musculares.

Essa modalidade é capaz de aumentar a sensação de bem-estar, a boa forma e manter constante manutenção da saúde. O praticante pode alcançar seus objetivos de forma adequada, e ainda melhorar sua qualidade de vida. O pilates fitness não precisa ser feito, necessariamente, em uma academia — o que é um ponto positivo para aqueles que não gostam do ambiente.

Faça em casa

Pessoas que não têm tempo e nem muito dinheiro para pagar uma ou duas aulas semanais de pilates, podem realizar os exercícios em casa, desde que não tenham problema de saúde. Se seu intuito for alcançar um corpo torneado, faça uma aula experimental de pilates fitness. Já se prefere corrigir e melhorar o equilíbrio corporal, conheça o curso online Pilates terapêutico: respiração, fortalecimento e postura e usufrua de todos os benefícios que a prática pode te oferecer.

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