Quem pratica pilates pode garantir que esta atividade física traz muitos benefícios, tanto de condicionamento físico quanto melhorias na qualidade de vida.

Se você está em busca de uma atividade física, mas não gosta de ir à academia ou não tem afinidade com esportes coletivos, o pilates pode ser sua melhor opção. Além de trabalhar a flexibilidade e fortalecimento muscular, a prática pode ser feita em casa, utilizando apenas um colchonete.

Se você quer realizar uma atividade que possa se adaptar ao seu dia-a-dia, confira os 5 benefícios do pilates que podem mudar sua qualidade de vida.

1. Estimula a respiração

A prática do pilates trabalha a respiração em conjunto com os movimentos do corpo. No momento em que os movimentos são feitos, é necessário que eles estejam em sintonia com a expiração e inspiração. Durante movimentos de maior esforço, por exemplo, o ar precisa sair dos pulmões para reduzir a pressão dos órgãos internos. Já nos momentos de descanso e relaxamento, inspiramos para trazer o ar para dentro dos pulmões e renovar o fôlego. Além de trabalhar a musculatura respiratória, esta prática causa relaxamento e diminui o estresse.

2. Aumenta a flexibilidade

Você já sentiu que seus músculos estavam “duros”, sem flexibilidade? Esta sensação pode ser causada pelo encurtamento das cadeias musculares, o que acontece frequentemente com quem não costuma se exercitar. Um dos maiores benefícios do pilates é o alongamento de todos os músculos, ampliando a qualidade e quantidade dos movimentos corporais e diminuindo o risco de lesões. Além disso, o alongamento dos músculos pode facilitar em atividades simples do dia-a-dia, como vestir roupas e calçar sapatos.

3. Reduz o estresse e a ansiedade

Durante a prática de qualquer exercício físico, o corpo libera dopamina e serotonina, duas substâncias que causam sensação de relaxamento e tranquilidade. No pilates, este estímulo físico é combinado com a respiração e a concentração nos movimentos. Desta forma, a prática de pilates ajuda ainda mais a reduzir o estresse e a ansiedade, causando o relaxamento dos músculos e consciência da sua respiração.

4. Proporciona fortalecimento muscular

Apesar de trabalhar todos os grupos musculares, a prática do pilates é focada nos músculos do “core”, localizados na região abdominal, e nos músculos da região das costas. O fortalecimento destes dois grupos musculares pode contribuir para corrigir erros de postura e melhorar o equilíbrio. Além disso, trabalhar os músculos do “core” ajuda a eliminar as gorduras na região da barriga. Para quem pratica corrida, um dos benefícios do pilates é fortalecer os músculos das costas e do abdômen para melhorar o alinhamento do corpo e o equilíbrio em cada passada.

5. Aumenta a coordenação motora

A prática do pilates desenvolve uma maior consciência corporal de todas as partes do corpo. Muitos dos exercícios praticados são feitos com uma combinação de movimentos simultâneos, e os exercícios mais avançados ainda envolvem equilíbrio. Por isso, quem pratica pilates tem melhor coordenação motora e pode realizar movimentos do dia-a-dia com mais facilidade.

A prática de pilates envolve a saúde do corpo todo, desde condicionamento físico até redução do estresse. Porém, um dos seus maiores benefícios pode ser a possibilidade de movimentar o corpo sem sair de casa.

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