É crescente o número de pessoas procurando medidas e alternativas que ajudem no aumento da produtividade. Essa movimentação é muito natural, já que estamos sendo demandados de várias maneiras e precisamos entregar as obrigações com cada vez mais qualidade e rapidez.

Sabendo desse cenário, temos uma boa notícia: já pensou em usar o pilates para aumentar a concentração? É isso mesmo: além de cuidar da sua saúde física, a prática pode trazer ótimos resultados, também nesse sentido. Saiba mais sobre o tema no post de hoje.

Concentração durante a prática

A concentração adequada durante as aulas é um dos pilares essenciais para a prática do pilates. Para conseguir fazer todos os exercícios corretamente, é fundamental que o aluno esteja bem focado em cada um dos movimentos. Desse modo, é possível acalmar a agitação resultante dos fortes estímulos mentais aos quais somos submetidos diariamente.

Esse exercício de foco pode ser facilmente adaptado e incorporado a outras atividades rotineiras, sejam elas pessoais ou profissionais. Assim, fica mais fácil de conseguir aproveitar a prática do pilates para aumentar a concentração.

Foco na respiração correta

respiração adequada é um outro ponto importante que os alunos de pilates precisam desenvolver. Isso, porque os benefícios de respirar corretamente durante a prática vão muito além de melhorar o desempenho nas aulas.

A forma como você respira tem uma influência direta na sua qualidade de vida. Ao respirar bem, você pode ficar mais tranquilo, desacelerar o ritmo de um dia corrido e, até mesmo, melhorar a concentração. Isso acontece, pois, com a respiração adequada, é possível oxigenar o cérebro com mais eficiência e, por consequência, conseguir resultados melhores nas atividades do dia a dia.

Mente livre e corpo são

Os pensamentos acelerados podem abalar e, até mesmo, destruir muitos pilares da saúde emocional, o que faz com que a prática do pilates seja muito importante. Isso, porque ao incentivar uma movimentação suave e firme, o exercício pode ajudar a acalmar a mente e, assim, trazer melhorias significativas para o sistema nervoso.

Além disso, os exercícios de alongamentos também atuam de forma a fortalecer os músculos e melhorar a circulação sanguínea. O resultado disso é a diminuição de muitas tensões, o que traz calma, equilíbrio e controle do estresse.

Aumento do equilíbrio

As atividades desenvolvidas durante o pilates fazem com que a pessoa desenvolva um equilíbrio ainda mais apurado. Como você deve imaginar, esse ponto tem uma relação direta com a concentração.

Somente quando sua mente e emoções estão focadas em um ponto único, é possível se equilibrar. Essa habilidade pode ser levada para a vida do praticante, facilitando muito na hora de manter o foco e aumentar a produtividade.

Menores níveis de estresse

Como o pilates ajuda no controle da respiração, não é de se espantar que ele também traga reflexos positivos para o controle do estresse, concorda?

Com a mente calma e tranquila, o praticante passa a conseguir se concentrar melhor e entregar as suas demandas do dia a dia com mais facilidade. Por isso, para viver de forma mais leve e dar conta das atribuições, você pode contar com a ajuda do pilates.

Com o uso do método para aumentar a concentração, podemos ver que os benefícios da atividade vão muito além do que se imagina, não é mesmo? E você, o que está esperando para começar a praticar? Deixe suas dúvidas aqui nos comentários e não deixe de conhecer nossos cursos online de pilates.