Uma pessoa com 60 anos de idade não tem o porte físico e nem a mobilidade de um garoto de 20. Por isso, é muito comum perder o equilíbrio, o que pode ocasionar algumas quedas. Também é normal não conseguir realizar atividades simples do dia a dia, como ir ao banheiro ou amarrar o tênis, por conta da falta de flexibilidade e dores localizadas. Mas o que pode ser feito? Você sabia que atividades como o pilates ajudam pessoas nessas situações?

O pilates é um método que não se restringe à idade. Tanto jovens quanto adultos podem realizar e ainda desfrutar das suas vantagens. E para quem acha que é muito velho para atividades como essa, saiba que médicos e fisioterapeutas recomendam a realização da prática.

Ao praticar de uma a duas vezes por semana, sentirá melhoras significativas no corpo. Além disso, você nem precisa ir a um estúdio para iniciar uma aula. Existem diversos cursos online de pilates preparados por ótimos profissionais e prontinhos para serem feitos. Só lembre de consultar um médico antes de realização de qualquer atividade física, caso tenha problemas sérios de saúde.

Quer descobrir os benefícios do pilates para a terceira idade? Confira a seguir:

Fortalece os músculos

Não é mentira. A prática constante de pilates fortalece os músculos, inclusive os internos, também conhecidos como intrínsecos. O foco, porém, é no centro de força, área do tronco e da pelve, importantes para a estabilização do corpo e fortalecimento de outras regiões.

Ajuda a ter mais concentração

Concentração não é algo exclusivo de leitura e estudos. Praticantes de atividades físicas também precisam estar concentrados para realizar os movimentos propostos.

Mas não se preocupe, ao praticar pilates da forma correta, verá como a sua concentração melhorará aula após aula. Basta ter paciência, disciplina e muita dedicação.

Melhora a postura

Não é novidade que ficar muitos anos trabalhando na mesma função pode contribuir para a má postura. E simples ocorrências diárias, como sentar de qualquer jeito na cadeira, deixar os ombros para a frente e não se atentar ao peso que carrega nas costas, podem ser responsáveis por uma coluna torta (corcunda) e dolorida.

Se esse for o seu caso, o pilates é um bom aliado.

Reduz dores

E por falar em dores, a prática de pilates pode servir de grande alívio. Seja nas costas, pernas ou braços, a realização constante de exercícios do método alivia dores e proporciona grande bem-estar. Claro, se feitos da forma correta.

Aumenta a consciência corporal

Nunca é tarde para conhecer o próprio corpo. É importante ter autoconhecimento e entender o processo na realização de cada movimento que realiza. Com o pilates isso é possível. Assim como o yoga, a prática aumenta a consciência corporal e faz que o praticante respeite o próprio limite.

Viu quantas vantagens a prática pode proporcionar para a terceira idade? E não acabou. O pilates ainda ajuda a melhorar a respiração, aumentar a flexibilidade, combater o estresse e a ansiedade, estimular a coordenação motora e muito mais.

Não perca mais tempo e inicie uma aula hoje mesmo. Com os cursos online de pilates do Namu, você tem a oportunidade de praticar onde e quando quiser.

Foto: kaymillersmith / Pixabay / CC0 Creative Commons