O que é pilates?

Pilates é um método desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates. O treino consiste em fortalecer toda a musculatura do corpo. A técnica, além do fortalecimento, auxilia na melhora da postura, flexibilidade e equilíbrio.

A prática mescla movimentos de artes marciais, yoga e outros exercícios. O seu intuito não é a quantidade, mas a qualidade e o que esses movimentos podem proporcionar, um dos motivos pelo qual é utilizado em terapias. Além do lado físico, o pilates também é um grande aliado do equilíbrio mental. Por proporcionar o bem-estar, ajuda na qualidade de vida e, consequentemente, a um dia a dia mais pleno e feliz.

Quais os benefícios do pilates?

Os benefícios são muitos. A prática constante promove satisfação consigo mesmo e inúmeras vantagens. Vejamos:

Combate o estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade são alguns dos problemas que podem ser tratados com pilates. Assim como a yoga, ele trabalha sequências de respiração em conjunto com a concentração. Esses movimentos promovem relaxamento e consciência da respiração. Além disso, são liberadas substâncias pelo organismo, como a serotonina, que causa sensação de bem-estar e tranquilidade.

Fortalecimento muscular

Os exercícios aplicados durante as aulas são responsáveis pelo fortalecimento dos músculos internos, conhecidos como intrínsecos. São eles que definem a boa postura e a estabilização do tronco e de todos os seus movimentos. Uma vez trabalhados, os músculos ficam mais fortes, o que diminui as chances de problemas nessa região.

Flexibilidade

Ao realizar os exercícios, gradualmente verá que o corpo estará muito mais flexível e apto para qualquer outra atividade. O alongamento dos músculos proporciona flexibilidade, relaxamento e evita futuras lesões. Por isso a importância de sempre estar em movimentação.

Concentração

Manter a concentração durantes as aulas de pilates é a chave para o bom desenvolvimento. A pessoa que tiver facilidade em se concentrar, estará mais propensa a evolução dentro da prática. Já aqueles que não são tão concentrados assim, o método é uma boa alternativa para melhorar a atenção, inclusive para atividades cotidianas.

Quais os métodos do pilates?

Você pode optar por praticar pilates de duas formas: sem equipamentos ou com equipamentos. Ambos os métodos possuem vantagens, eles ajudam a corrigir a postura e são usados em diversos tratamentos. A principal diferença entre os dois é que no solo é utilizada a força do próprio corpo para a execução dos movimentos, já no segundo o participante realiza os exercícios propostos com o auxílio de aparelhos, como as molas. O bacana é que você pode escolher qualquer um dos dois tipos, mas é importante lembrar que antes de iniciar qualquer aula é preciso consultar um especialista, caso tenha alguma lesão.

Quem pode praticar pilates?

Quem disse que há idade definida ou gênero para fazer o que se gosta? É grande o número de jovens e idosos que buscam uma satisfação, tanto física quanto mental, e no pilates é possível encontrar esse prazer. Gestantes e pessoas em reabilitação também podem praticar, porém é preciso obter e seguir todas as orientação recomendadas por seus médicos.

Posso fazer pilates em casa?

Não é preciso gastar muito e nem perder tempo em ir a uma academia. Você sabia que basta ter um computador ou tablet para fazer pilates em casa? A tecnologia ajuda e muito quando o assunto é qualidade de vida. Você pode comprar um curso online e realizar a prática no local e horário de sua preferência.

A primeira dica é escolher o método que mais te agrada e separar um espaço especial em sua casa. Compre um mat, vista uma roupa confortável e comece suas aulas. No decorrer do curso você sentirá todos os benefícios do pilates.

Quer conhecer mais sobre a prática? Confira os cursos de pilates da plataforma NAMU Cursos e comece hoje mesmo. Ao adquirir qualquer curso, todos ministrados por profissionais especializados, você tem a liberdade de escolher o local e horário para sua realização. Você também tem direito ao material complementar, que contém informações precisas sobre a prática e sobre todas as posturas trabalhadas durante as aulas.

Foto:  bodydesignpilatesstudyosu / Flickr