Com a rotina cada vez mais apertada, muitas vezes fica difícil conciliar a prática de exercícios físicos à rotina diária. Por isso, fazer aulas de pilates em casa pode ser uma grande ajuda para quem (mesmo com uma vida corrida) não quer abrir mão da prática de exercícios. 

Para os que ainda não conhecem, o pilates tem como objetivo fortalecer toda a estrutura corporal. A fim de melhorar postura, flexibilidade e equilíbrio físico, mental e emocional. 

Quer saber mais sobre Pilates? Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre a prática. 

Agora, se você já iniciou no pilates, mas nos últimos tempos não está conseguindo conciliar a agenda com as aulas (ou vai começar do zero) e quer saber como evitar possíveis erros ao praticar pilates em casa, nós separamos algumas dicas para te ajudar. 

Mas antes de começar, não se esqueça que respiração, concentração e postura são extremamente importantes no momento de realizar os movimentos. Então, esteja com toda atenção voltada à realização dos movimentos.

O que preciso para praticar pilates em casa? 

Os exercícios de Pilates realizados em casa são classificados como exercícios solo. Pois não é preciso utilizar nenhum equipamento para a execução dos movimentos. 

Ou seja, para praticar pilates em casa você só precisará de um tapete ou colchonete para poder realizar os movimentos. E, é claro, muita disciplina e disposição. 

E para você não correr nenhum risco, nós separamos algumas dicas de como evitar possíveis erros durante a prática de pilates em casa. Vem ver! 

Erros para evitar ao praticar pilates em casa

Não ter atenção com a postura 

É claro que manter uma postura adequada é essencial em toda prática esportiva. Mas quando falamos em pilates ela se torna ainda mais importante. 

pilates em casa

Realizar uma postura incorreta não deixará o corpo aproveitar os benefícios da prática, como também pode aumentar a probabilidade de uma lesão. 

Não estar consciente dos seus movimentos

Durante a realização dos movimentos é preciso estar consciente em relação ao seu corpo. Mas, principalmente, sobre toda a musculatura do abdômen na rotina de exercícios. 

Dica: Para obter resultados mais rápidos, mantenha  os músculos abdominais contraídos durante a prática do pilates. Isso ajuda a melhorar o condicionamento físico, o equilíbrio e a mobilidade articular, sem falar na perda de peso

Não estar sempre com a cabeça alinhada ao corpo

A prática do Pilates exige que se esteja presente e consciente dos movimentos que estão sendo realizados. Por isso, direcione toda sua atenção para seus músculos e a sua respiração enquanto se movimenta. Lembre-se, mantenha sempre a cabeça alinhada ao corpo. 

Dica: mantenha a cabeça alinhada ao tronco para não sobrecarregar a musculatura do pescoço ou os músculos do ombro. 

Não relaxar para se livrar das tensões

Depois de um dia cheio, muitas vezes é normal sentir a musculatura dos ombros mais tensas e até pesadas. Isso também pode ocorrer durante a prática do pilates, se você mantiver ombros e pescoço contraídos. 

Ombros relaxados e alinhados durante os exercícios podem ajudar a evitar lesões nas costas e a trabalhar corretamente toda essa musculatura. 

Dica: sempre apoie a coluna corretamente contra o chão, especialmente se estiver trabalhando, por exemplo, a musculatura das costas, pernas ou braços.

Focar na quantidade ao invés da qualidade da prática 

O objetivo do pilates nunca foi (nem nunca será) realizar exercícios em excesso, muito pelo contrário, o aumento do número de repetições e o aumento do ritmo de exercícios devem ocorrer de forma gradativa, sempre respeitando o limite do seu corpo. 

Não podemos esquecer ainda que o pilates nos ajuda a desenvolver o autocontrole mental e emocional, nos faz estar presente e consciente de cada músculo usado em cada atividade. 

Atenção: para evitar lesões musculares e entorses é importante não apenas fazer todos os movimentos, mas também compreender que cada movimento do pilates tem como objetivo fortalecer uma rede intrincada de tecido conjuntivo e muscular do seu corpo para torná-lo mais forte, mais flexível, e mais fortalecido ao longo do dia. 

Quer começar a praticar pilates em casa hoje mesmo? O Namu tem uma série de cursos de pilates online para você fazer onde, quando e quantas vezes quiser. Clique aqui e encontre o curso de pilates perfeito para você.