fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

Os 5 melhores exercícios de pilates para fazer em casa

Além de contar com todos os benefícios propostos, praticar pilates em casa tem a vantagem de ter o horário flexível e ser mais econômico
Da redação
01/02/17

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

O pilates é uma das práticas mais ricas e completas para quem quer melhorar a saúde, a qualidade de vida e para se manter em forma sem muitos custos. Além disso, traz uma série de benefícios que podem ser notados no decorrer do tempo. Mas, se você não tem oportunidade de frequentar um estúdio, seja pelo dinheiro ou pela correria do dia a dia, que tal praticar os exercícios em casa mesmo? Além da economia e da oportunidade de poder fazer a atividade no seu horário, também tem a praticidade e o conforto do seu lar. Perfeito, não? Continue a leitura deste post e confira quais são os 5 melhores exercícios de pilates para fazer em casa. Vamos lá!

1. Abdominal

Os exercícios abdominais ajudam a fortalecer a musculatura do core (abdômen e costas), aliviando possíveis dores nas costas que você tenha. É ideal para quem costuma passar muito tempo sentado ao longo do dia. Há diversas variações do movimento, inclusive mais básicas, para quem está começando. Deite em um colchonete e eleve as pernas (se você tiver uma bola suíça, apoie seus pés nela). Suba o tórax lentamente, contraindo bastante a musculatura abdominal até conseguir se sentar (ou então o máximo que conseguir) e volte à posição normal. Repita o movimento 8 vezes. Deite no colchonete com as pernas esticadas. Coloque a bola suíça entre seus pés. Suba com as pernas em direção ao tronco, até quase tirar o quadril do chão e volte à posição inicial. Repita o movimento 8 vezes.

2. Alongamento de uma perna

O alongamento de uma perna é um ótimo exercício para melhorar a flexibilidade e também para o fortalecimento dos músculos abdominais. Deite no colchonete, flexionando levemente a região do tronco próximo ao pescoço (coloque um travesseiro ou um rolo específico de pilates na região para que fique mais confortável e evite lesões). Deixe o quadril e joelhos flexionados em ângulo de 90º, pés fora do colchonete. Estique uma das pernas, sem tocar o chão, e volte para a posição inicial. Faça o mesmo com a outra perna, alternando-as. Repita o movimento 10 vezes com cada perna.

3. Serra

O movimento serra é bastante completo e interessante para ser feito em casa, ajudando também a aumentar a flexibilidade e o fortalecimento muscular. Sente-se com as pernas abertas, em uma largura maior do que a do quadril. Estique os braços na horizontal, em movimento de cruz. Estique a mão até alcançar o pé do lado oposto (ou o mais próximo que conseguir), girando a cintura para isso. Volte a posição inicial e faça o mesmo movimento do outro lado. Repita o movimento 10 vezes.

4. Elevação de quadril

Esse exercício ajuda no fortalecimento dos glúteos, core e posterior da coxa. Deite com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão. Levante uma das pernas, deixando-a esticada em direção ao teto. Posteriormente, erga lentamente o quadril e a lombar, tirando-os do chão até quase tirar os ombros do chão. Volte para a posição inicial e repita o movimento 10 vezes com cada perna.

5. Giro

Esse exercício fortalece a parte interna da perna e deve ser feito com a bola suíça. Apoie os pés na bola e, com o abdômen contraído, controle a bola, girando-a de um lado para o outro apenas com os pés, sem movimentar seu tronco nesse momento. Contraia bem o abdômen e mantenha as pernas sempre esticadas para fazer a execução correta. Gostou desses exercícios de pilates simples e ótimos para serem feitos em casa? Então compartilhe este post nas redes sociais para que seus amigos comecem hoje mesmo a busca por uma vida melhor e mais saudável.

Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...