Depois de um longo dia de trabalho, tarefas domésticas, filhos e outras responsabilidades, tudo o que a gente precisa é relaxar e ter uma boa noite de sono. Mas quanto mais o corpo e a mente estão cansados, parece que fica ainda mais difícil de adormecer. O estresse acumulado do dia todo faz o corpo doer e a mente fica fervilhando de idéias, lembranças de responsabilidades e compromissos. E uma noite mal dormida faz com que no dia seguinte o estresse fique ainda pior.

Se essa situação lhe parece comum, você precisa saber como dar um basta neste ciclo cansativo sem precisar apelar para remédios ou tratamentos caros e complicados. Muitas vezes tudo o que você precisa para uma boa noite de sono é fazer alguns exercícios antes de deitar para dormir. Mas é preciso evitar exercícios de alta energia no final do dia, quando o corpo está começando a se desligar.

O mais indicado para o período da noite é praticar exercícios que ajudem a liberar a ansiedade e reduzir o estresse. Por ser um treinamento que propicia sensações de tranquilidade, bem-estar e consciência corporal, o pilates é indicado para esses casos, em que você precisa liberar a tensão do corpo, aliviar a mente e melhorar a qualidade do sono.

Os movimentos mais indicados para uma sessão noturna são os de rolar e desenrolar, pois além de relaxar os nervos, também alongam e tonificam o corpo. Confira três exercícios de pilates que selecionamos para te ajudar:

Roll Down – Rolar para baixo

Coloque as mãos na região posterior das coxas, pés alinhados na largura do quadril e apoiados no tapete. Flexione o tronco e a região cervical, ativando a musculatura abdominal em direção à coluna vertebral, fazendo um “C” com o abdômen. Ao mesmo tempo, contraia a musculatura abdominal. Role para trás até os cotovelos ficarem estendidos. Volte à posição inicial.

Rolling Like a Ball – Rolando como uma Bola

Sente-se com os pés em flexão plantar (ponta dos pés). Flexione as pernas em direção ao peito, com a coluna flexionada (formato de “C”) e mantenha o foco do olhar em direção aos joelhos. As mãos devem estar na lateral das pernas ou atrás dos joelhos. Inspire, role para frente até chegar à posição inicial, sem apoiar os pés no chão, como se fosse um balanço. P.S. – Mantenha a coluna flexionada durante todo o movimento.

Rolling back – Rolando para trás

Sente-se arredondando a coluna, flexionando os músculos abdominais. Posicione as mãos nas pernas. Inspire. Expire e role para trás mantendo a distância entre o tronco e as coxas sempre igual. Na inspiração, retorne para a posição inicial mantendo os pés fora do chão.

Ficou com vontade de fazer uma sessão completa de pilates ou conhecer novos movimentos? Acesse nossos cursos online de pilates e confira as diversas modalidades de treinamento que podem ser praticados no conforto da sua casa.

Foto: teammarche / Flickr: training / CC BY-SA 2.0