Já reparou como é gratificante chegar em casa após longas horas de trabalho? Nada como relaxar e curtir a família em um ambiente onde reina a paz e a harmonia. E para quem deseja ir além e manter o equilíbrio entre o corpo e a mente, encontra no pilates uma solução.

O pilates é, sem dúvida, um método capaz de proporcionar inúmeros benefícios para a saúde. E não é para menos, já que as posturas trabalham determinadas partes do corpo e fortalecem cada região.

A prática constante do pilates ajuda a ter mais bem-estar, além de:

  • corrigir a postura;
  • aliviar dores nas costas;
  • fortalecer músculos internos e externos;
  • melhorar a respiração;
  • prevenir lesões;
  • aumentar a flexibilidade;
  • aliviar o estresse e a ansiedade.

O que muitos não sabem é que não é preciso ir a um estúdio para praticar pilates. Assim como qualquer outra atividade física, o método pode ser realizado em qualquer local, desde que seja adequado.

Uma dica que sempre deve ser levada em consideração é respeitar o limite do próprio corpo. De nada vale forçar uma postura se não possui a flexibilidade pedida. Exigir demais pode provocar sérias lesões, por isso fique atento.

Quer saber como praticar pilates em casa? Confira!

Disposição

Antes de qualquer coisa, é preciso ter disposição para realizar a prática. Comprometimento é de extrema importância se deseja desfrutar de todos os benefícios que o pilates pode proporcionar.

Monte uma agenda, marque os horários disponíveis e mande embora toda a preguiça. O sedentarismo não faz nada bem para o corpo e pode, inclusive, ser um dos motivos do aparecimento de doenças sérias, como obesidade e diabetes.

Disposição sempre!

Roupa adequada

Tire o jeans da sua lista de roupas confortáveis. Na hora de praticar pilates é preciso estar com roupas leves, adequadas e que não atrapalhem a mobilidade, isso serve para qualquer outra prática.

Roupas muito largas não são indicadas, já que dificultam a visibilidade das posturas durante a prática. É muito incômodo começar uma atividade e ter que parar porque a manga da camiseta está caindo ou porque a barra da calça é muito comprida.

Macacão mais justo, calça legging, camiseta e regata mais justa, tudo isso pode compor o seu armário fitness.

Mat

Assim como o yoga, o pilates também faz uso do mat (tapete) em sua prática. O ideal é testar os tapetes antes da compra. Um tapete muito mole ou muito duro não é uma boa escolha, opte pelo meio termo. Ele também deve ser maior do que o seu corpo.

Não se esqueça de higienizar o tapete antes de guardar. Usou? Limpe.

Espaço reservado

De nada vale ter o mat e a roupa adequada se o ambiente não ajudar. A ideia é optar por um local calmo, com o mínimo de interferência externa possível. Pode ser um quarto, uma sala, um quintal, o lugar só precisa ter espaço para movimentação e ser mais reservado.

Acessórios

O pilates pode ser realizado com aparelhos ou sem aparelhos. Normalmente, quem prefere o pilates solo (sem aparelhos), utiliza alguns acessórios básicos em determinadas posturas.

O que muitos não sabem, é que esses acessórios podem ser substituídos por objetos fáceis de encontrar em casa. Por exemplo, a almofada pode substituir a bola, a garrafa pet com água pode substituir os pesos e a faixa de roupão a fita elástica. Além disso, a cadeira pode servir de grande ajuda para algumas posturas.

Aulas online

Nunca realizou pilates ou gostaria de voltar a praticar? As aulas online são ótimas para quem não tem muito tempo e nem dinheiro para ir a uma academia.

Além de ser mais econômico, você ainda desfruta de todas as vantagens de uma aula presencial. O primeiro a se fazer é respeitar o limite do corpo e, caso tenha algum problema de saúde, ter o aval do médico.

Gostou das dicas? Então não deixe de compartilhar com seus amigos. Conheça também nossos cursos online de pilates e fortaleça o seu corpo e sua mente.

Foto: jdj_land / Pixabay / CC0 Creative Commons