O pilates é uma ótima prática para quem procura mais qualidade de vida. Os movimentos realizados em sala de aula são capazes de proporcionar grande bem-estar, tanto físico quanto mental. Porém, uma das principais dúvidas para quem está iniciando no método é a escolha entre pilates solo e pilates com aparelhos.

Antes de qualquer decisão, é preciso saber como é realizada a prática de cada modalidade e o que cada uma trabalha.

Pilates solo

O pilates solo, também conhecido como mat pilates, é caracterizado pelo total uso do corpo na realização dos movimentos. Ou seja, é feito no chão e não utiliza aparelhos. Pode ser que durantes as aulas o instrutor realize alguns exercícios com acessórios (bola suíça, faixa, meia lua, magic circle), mas são apenas objetos utilizados para determinadas pessoas.

É nessa modalidade de pilates que o corpo exige mais força do praticante. Os exercícios realizados no mat pilates, normalmente, trabalham o fortalecimento muscular (interno e externo), equilíbrio, alongamento e consciência corporal. Mas esses são pontos que serão desenvolvidos ao longo da prática.

A concentração deve ser um dos pilares de quem pratica o pilates solo. Como o corpo é a base para a realização de todos os benefícios, um descuido poderia gerar algum tipo de lesão. Por isso, foque em cada movimento que realizar durante o pilates solo. Não olhe para o desempenho do seu colega, cada um tem o próprio tempo para crescer na prática.

Como esse método trabalha todas as áreas do corpo, dependendo da intensidade realizada, pode ser que os resultados desejados venham mais rápido do que o pilates com aparelho. Mas para isso você precisa conversar com um profissional e explicar o que realmente precisa.

pilates solo

Pilates com aparelho

Ao contrário do mat pilates, o pilates com aparelhos utiliza equipamentos específicos para a realização dos exercícios. Esse método é uma boa alternativa para quem sofreu algum tipo de lesão, já que o peso é distribuído pelos aparelhos, o que é de grande ajuda na hora de cada movimento.

Os aparelhos de pilates contam com molas que podem regular a intensidade de cada exercício, ajudando na progressão individual de cada aluno. Inclusive, o pilates com equipamento é ótimo para deseja aumentar a resistência, já que essas molas podem facilitar ou dificultar a prática.

Em ambos os métodos, os benefícios nos praticantes são certeiros. Entre as vantagens de praticar pilates destacam-se:

  • alívio de estresse e ansiedade
  • aumento da concentração
  • melhora da autoestima
  • fortalecimento dos músculos internos e externos
  • aumento da flexibilidade
  • desenvolvimento da consciência corporal
  • alongamento

O que não faltam são motivos para praticar pilates, seja o solo ou com aparelhos. Mas se você não tem acesso aos equipamentos e gostaria de desfrutar de todos os benefícios da prática, há uma solução.

Cursos online são uma ótima iniciativa para mudar de vida. Ao realizar as aulas toda a semana, você sentirá o seu corpo mais leve e fortalecido. Além disso, é possível fazer a prática quando e onde quiser e ainda economizar.

Lembrando que se tiver alguma restrição física, o ideal é procurar a orientação de um especialista antes de iniciar a aula de pilates. Saúde sempre em primeiro lugar.