Em um mundo onde a tecnologia toma o lugar de momentos prazerosos, é comum que crianças cresçam dentro de casa e rodeados por paredes e aparelhos eletrônicos. Mas não só isso, a correria do dia a dia faz com que os pequenos acabem por se estressar com facilidade, o que também contribui para a falta de qualidade de vida. Seja por ausência de tempo ou falta de hábito, muitos pais acabam por não incentivar seus filhos à prática de atividades físicas. Já outros, preocupados com a saúde, buscam de alguma forma incentiva-los cada vez mais.

O pilates, por exemplo, é uma boa opção para as crianças. Engana-se quem acredita que só adultos e idosos podem praticar. Assim como a yoga, o método traz inúmeros benefícios e o mais legal é que você pode fazer com o seu filho. É importante, antes de colocá-lo em alguma aula, saber qual turma é adequada e quais posturas ele poderá fazer. Aliás, especialistas recomendam a prática a partir dos quatro anos de idade. Por isso é essencial consultar um especialista previamente. Quer saber mais? Confira tudo em nosso post:

Quais são os benefícios do pilates para crianças?

A fase de crescimento da criança é uma das mais importantes. É preciso estar atento ao que os pequenos comem, o peso que carregam ao ir para a escola e a como se exercitam. Como o sedentarismo atinge cada vez mais a população infantil, estudiosos indicam a realização de atividades físicas, inclusive do pilates. O método é capaz de aliviar sintomas de estresse e ansiedade, para assim proporcionar bem-estar. Além disso, tem como principal função despertar a consciência corporal, o que estimula o respeito ao limite do próprio corpo.

A concentração é um dos fortes do pilates. Se seu filho sofre com falta de atenção, a prática pode ajudar e muito, até mesmo dentro da sala de aula no colégio. Uma vez mais concentrada, a criança tem tendência a melhorar nos estudos. A postura e a flexibilidade também estão entre as vantagens. Desenvolver o alinhamento da coluna de forma correta previne dores precoces e futuras lesões. Além do mais, você notará que seu filho terá mais autoconfiança, saberá respeitar o próximo e a se socializar com maior facilidade com os seus colegas. No decorrer das aulas, é comum que os professores expliquem para que serve cada movimento e no que ele contribui para a manutenção do corpo em um todo.

O pilates para crianças é o mesmo realizado pelos adultos?

A força muscular é diferente entre adultos e crianças, por isso o treino de pilates não é o mesmo para ambos. Enquanto os mais velhos focam bem mais no fortalecimento dos músculos, a garotada trabalha de maneira mais lúdica. Diversas brincadeiras, músicas, danças e novos movimentos foram introduzidos na prática para dar vida as aventuras vivenciadas pelos pequenos. Bolas, tapetes e rolos de espuma são alguns dos objetos utilizados em sala.

Onde o pilates pode ser praticado?

O método pode ser realizado em diversos locais, seja em uma academia, parque ou até mesmo em casa. Existem escolas de pilates que possuem programação infantil, além da infinidade de cursos online. Basta você escolher a melhor opção e aproveitar tudo de melhor que o pilates pode proporcionar.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos. Conheça também todos os cursos de pilates da nossa plataforma, os quais são ministrados por excelentes profissionais e contam com certificado de conclusão.

Foto: Ruth and Dave / Flickr