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Assim como a yoga, o pilates é um método que beneficia o corpo de diversas formas. Ao praticá-lo constantemente, é possível notar a melhora da postura, da disposição no dia a dia e da respiração, já que é relaxante e ameniza a ansiedade. Além disso, tem a capacidade de prevenir e aliviar dores de coluna e fortalecer os músculos internos. A prática semanal dos exercícios também ativa a musculatura da mulher, o que fortalece o assoalho pélvico e acaba por prevenir incontinência urinária.

Existem algumas formas de realizar a prática, duas delas é com os aparelhos em academia e solo, com simples acessórios. A correria do cotidiano e até a falta de dinheiro muitas vezes não permitem que as pessoas façam esse tipo de exercícios em locais específicos ou preparados. O que muitos não sabem é que com simples utensílios caseiros é possível desenvolver os movimentos e aprimorá-los cada vez mais.

Colchonete

O colchonete é um dos utensílios indispensáveis para a realização de atividades físicas. Ele é responsável por diminuir o impacto do corpo com o chão, além de auxiliar na melhora das posturas propostas e prevenir ao máximo dores durante a prática. Porém é preciso ficar atento ao tipo que deseja comprar. O indicado é que seja maior que o corpo e compatível com o seu peso. Um mau colchonete pode comprometer a coluna e causar graves lesões.

Outra dica importante é higienizar o mat. Assim que for utilizado, limpe-o com um produto antisséptico, já que o suor e os próprios pés descalços no colchonete podem contribuir para o acúmulo de bactérias.

Almofada

A almofada serve para substituir a bola, mais conhecida como fit ball no pilates. Contudo é preciso que ela não seja muito grande, pois pode diminuir a amplitude das posturas. Inclusive pode ser utilizada em movimentos como o half roll back, meio rolamento para trás, já que dá o apoio necessário para a coluna.

Cadeira

A cadeira é outro acessório que pode ser utilizado no pilates. Os exercícios realizados na cadeira contribuem para o aumento de força do corpo. Para ter um bom desempenho e conseguir completar os movimentos com perfeição, é preciso sentar mais para a frente e com a coluna reta, ou seja, não utilizar o encosto do objeto. Isso serve para usar a força da musculatura no controle de todos as posturas.

Garrafa pet com água

Outra grande aliada para os exercícios em casa é a garrafa pet. Ela é uma boa substituta dos pesos utilizados em academias. O ideal é iniciar os exercícios só com a água dentro, já que no decorrer da prática você poderá controlar o peso com outros materiais, como areia e terra. A garrafa pet é uma ótima aliada, se utilizada da maneira correta, para o fortalecimento dos músculos.

Faixa de elásticos ou de roupão

Tanto a faixa de elástico quanto a de roupão ajudam a trabalhar a força dos braços e dos músculos. São elas que dão estabilidade para os membros e promovem resistência para quem pratica os exercícios. Além de ser de fácil acesso, esses acessórios auxiliam a ter mais flexibilidade na hora das posturas.

É importante lembrar que todos os benefícios adquiridos pelos exercícios do pilates não se ganham de uma hora para outra. A constante prática é a que proporciona os resultados desejados. Se busca adquirir todos os proveitos do pilates e não tem tempo para ir a uma academia, conheça o curso Pilates em casa, equilíbrio e consciência do corpo. Nele você trabalhará os seus potenciais físicos, a respiração, posicionamento do corpo e bem-estar.

Foto: Muffet / Flickr / CC BY 2.0