fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

Pilates: confira esses 3 exercícios para a coluna

O pilates é uma ótima alternativa para quem deseja aliviar dores e fortalecer os músculos com o auxílio de exercícios para a coluna
Da redação
10/05/18
A dor nas costas é um problema muito comum na sociedade. Ela é decorrente, principalmente, dos maus hábitos que o ser humano leva no dia a dia. Dessa forma, tanto pessoas idosas quanto jovens podem estar suscetíveis a apresentarem esse mal, que deve ser tratado o quanto antes para que não surjam complicações futuras. Mas o que pode ser feito? Exercícios para a coluna são uma boa opção. Nesse artigo, você saberá como o pilates pode ajudar a diminuir ou eliminar desconfortos nas costas. Para tanto, conheça as principais causas que levam ao aparecimento dos problemas. Também confira 3 exercícios para dor na coluna, que poderão ser feitos quando e onde quiser.

Conhecendo a estrutura da coluna

A coluna é constituída por um sistema de vértebras bem definido e distribuído. Isso é essencial para manter uma postura ereta, ao mesmo tempo que temos a possibilidade de realizar as mais variadas atividades do dia a dia com desenvoltura. No entanto, assim como qualquer outra estrutura do corpo, a coluna pode ser afetada se não for cuidada com zelo. Nesse caso, isso ocorre quando vértebras, nervos e músculos relacionados são afetados, provocando desarmonia funcional. Esse desequilíbrio, consequentemente, causa muita dor e desconforto decorrente de processos inflamatórios. Isso pode comprometer regiões específicas da coluna, ou mesmo se estender para nervos associativos, como o nervo ciático.

Principais causas de dores nas costas

As causas mais comuns que geram essa dor na coluna são a má postura e os maus hábitos que temos no cotidiano ao realizar qualquer atividade. Agachar, sentar, correr e levantar pesos exigem coordenação, de forma a distribuirmos a força equitativamente pelo corpo, e não sobre a coluna, como muitos fazem sem perceber. Ao impor mais força em um ponto do que no outro, acabamos distendendo alguns músculos e deslocando algumas vértebras. Isso pode gerar dores que variam de leves a extremamente intensas. Porém, outros fatores estão intrínsecos ao surgimento de dores nas costas. Como exemplo, podemos citar: sedentarismo, obesidade, hereditariedade, desregulações hormonais, estresse, envelhecimento, hérnias de disco, artrose e até mesmo infecções. Dessa forma, é fundamental procurar o auxílio médico para que, depois dos exames realizados e a obtenção de um diagnóstico assertivo, a situação possa ser averiguada com precisão. A intenção é que determine os cuidados necessários e as possibilidades de tratamento. exercícios para a coluna

Exercícios para dor na coluna

Uma das principais formas para diminuir ou eliminar as dores na coluna é por meio da realização de exercícios de pilates. O pilates auxilia no alívio da dor nas costas, não só ao fortalecer os músculos, mas também ao trabalhar a conscientização postural e respiratória. Além disso, desenvolve corretamente a cognição. Porém, tal atividade deve ser sempre realizada no chão, sob um colchão ou estrutura própria, e com o acompanhamento de um profissional especializado. Não precisa ser presencial, o online também é uma ótima ideia, desde que seja capacitado. A seguir, mostraremos 3 exercícios de pilates voltados ao tratamento da dor na coluna para que você saiba como realizá-los apropriadamente:

Exercício 1

Deite-se de barriga para cima, estique o corpo e dobre as pernas, que devem ficar ligeiramente separadas. Em seguida, escorregue uma perna de cada vez sobre o calcanhar e depois dobre novamente a perna. Faça pelo menos 10 movimentos com cada perna entre cada descanso.

Exercício 2

Ainda de barriga para cima, levante uma perna de cada vez de maneira a formar um ângulo de 90° com o quadril. Para facilitar, imagine-se colocando suas pernas em uma cadeira. Então, coloque a ponta de um dos pés no chão, ao mesmo tempo que a outra perna se encontra suspensa no ar. Realize 5 movimentos e descanse.

Exercício 3

Mantendo as pernas esticadas e ligeiramente separadas, dobre uma perna de cada vez em direção ao peito. Permaneça na posição por até 30 segundos. Solte devagar até a posição de descanso e repita o exercício com a outra perna. Efetue o movimento 3 vezes. Os exercícios para dor na coluna são essenciais para quem deseja afastar de uma vez por todas o problema de maneira saudável. O intuito é não agredir os limites do corpo. Lembre-se, no entanto, de consultar sempre seu médico para descobrir as causas da dor. Além de como ela pode ser sanada de maneira segura. Para mais textos interessantes sobre esse e outros temas, assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo. Agora, se deseja iniciar um curso completo de pilates, conheça nossas aulas online. Realizadas por ótimos profissionais, elas são boas alternativas para aproveitar todas as vantagens da prática.

Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...