fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

Cinco benefícios do pilates para a terceira idade

Cansaço, dores nas costas, desiquilíbrio, dificuldade em caminhar e má postura são alguns dos problemas causados pela falta de atividades.
Da redação
21/09/16
Problema de saúde não se restringe à idade. Porém, as pessoas com mais anos vividos são vulneráveis a certos tipos de transtornos, como dores nas articulações e enfraquecimento dos músculos. Uma vida sem exercícios físicos contribui para uma velhice cheia de dificuldades. Cansaço, dores nas costas, desequilíbrio, dificuldade em caminhar e má postura são algumas das complicações causadas pela falta de atividades. Mas, assim como a yoga, o pilates é uma excelente opção para o público da terceira idade se manter em forma e sair do sedentarismo. A prática constante do pilates traz inúmeros benefícios. O blog do NAMU Cursos listou alguns deles:

Fortalecimento muscular

É normal perder massa muscular no processo de envelhecimento. O dia a dia do idoso torna-se mais limitado, o que dificulta a realização de diversas atividades. A má alimentação e a falta de exercícios físicos contribuem para o enfraquecimento muscular. Porém, o pilates é uma boa alternativa, já que trabalha e ativa toda a musculatura do corpo, inclusive dos músculos internos. O método também é capaz de prevenir lesões e dores na região.

Postura

Por fortalecer os músculos, o pilates acaba por auxiliar na correção da postura. Os músculos intrínsecos (internos) são os responsáveis por essa definição. Uma vez acionados, ajudam na estética corporal e funcionamento dos órgãos. Além disso, a prática constante do pilates pode contribuir na prevenção de problemas como desvios, hérnias de disco e lesões.

Equilíbrio e coordenação motora

Por envolver exercícios simultâneos, o método ajuda a ter mais coordenação motora. As repetições e posturas fazem com que o indivíduo tome consciência do próprio corpo e, consequentemente, ganhe mais equilíbrio. Com a prática, o idoso fica mais apto para realizar suas atividades do dia a dia sem muitas dificuldades.

Respiração

A respiração é outro ponto forte do método. Ao realizar os movimentos, o idoso também trabalhará sua respiração. Para alcançar o resultado desejado, é preciso que ela esteja em sintonia com as posturas propostas pelo professor. É importante estar concentrado nesse momento. Existem inúmeros benefícios comprovados quando se expira e inspira corretamente, um deles é o relaxamento muscular. A ansiedade e o estresse são outros problemas que podem ser amenizados com a prática.

Autoestima

O pilates também é ótimo para a autoestima, já que o idoso se sente mais seguro. Quando os resultados começam a aparecer, é comum sentir-se bem e mais disposto em todas as outras atividades. Mas se pensa que é preciso ir a um estúdio para fazer pilates está muito enganado. Você pode realizar o método em casa mesmo, com cursos online. A plataforma NAMU Cursos oferece aulas de pilates para todos os gostos. Basta entrar, escolher o seu e indicar para seus amigos. Já iniciou suas aulas de pilates? Deixe um comentário e conte os benefícios que a prática te proporcionou. Foto: Robert Bejil / Flickr

Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...