Para quem deseja dedicar algum tempo à atividade física, o pilates é uma modalidade completa. Os exercícios do método beneficiam o praticante em vários aspectos, pois têm como uma das finalidades melhorar a postura e, assim, evitar dores nas costas. Além disso, têm outras vantagens: aumentam a resistência física e mental, melhoram a coordenação motora e a flexibilidade e tonificam a musculatura.

O método solo é praticado por meio de movimentos de alongamento, fortalecimento muscular e postural. Os acessórios utilizados durante a aula tornam a atividade mais dinâmica, desafiadora e divertida. Agora, fica a seu critério querer utilizá-los ou não. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre os objetos, continue a leitura.

Esteira ou tapete de pilates

Esse acessório é essencial em uma aula de pilates. Ele tem a função de suavizar o contato do corpo com o solo durante a execução dos exercícios. Os modelos variam no tamanho, na espessura e na cor.

Bola de pilates

Também conhecida como bola suíça, pode ser utilizada em várias modalidades físicas além do pilates, como yoga e ginástica. É fácil de ser encontrada e pode ser adquirida em tamanhos variados, que vão de 45 cm a 85 cm. A escolha é feita, geralmente, em função da altura do aluno.

A bola é utilizada em exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura abdominal. Além disso, ela ajuda a trabalhar os músculos adutores e fortalecer a parte interna das coxas. É ideal para exercícios de equilíbrio, já que, por ser uma superfície instável, obriga o praticante a manter a estabilidade nas atividades.

Barra emborrachada com peso

Trata-se de um acessório muito mais confortável no manuseio do que os halteres e as anilhas. Por isso, já está sendo adotado há algum tempo no pilates. Além disso, garante a execução dos exercícios de maneira mais segura.

A barra emborrachada com peso é bastante utilizada para o fortalecimento das musculaturas das costas e do peitoral, bem como nos agachamentos, para exercitar e fortalecer os músculos das pernas.

Faixa elástica com pegada

A faixa elástica é fácil de ser encontrada e muito eficaz no fortalecimento da musculatura superior do corpo. O praticante prende uma das alças com um dos pés e com a outra faz exercícios de tensão com os braços.

Faixa de resistência

Inicialmente, esse acessório era usado somente para pacientes de reabilitação. Hoje é também utilizado em várias modalidades de atividade física, inclusive o pilates. Ele oferece resistência nos exercícios de alongamento e força.

Meia lua

Esse equipamento é uma plataforma acolchoada que apresenta uma curvatura. É utilizado para auxiliar o praticante na execução de alguns movimentos, como os que ajudam no fortalecimento dos músculos abdominais.

BOSU (ou meia bola)

É um dos acessórios de pilates de solo mais usados. Seu nome vem de both sides up (BOSU), que quer dizer que ele pode ser utilizado em ambos os lados. Como de um dos lados é instável e do outro é estável, a forma de uso depende do tipo de exercício.

Anel de pilates

Esse é um dos produtos originais da modalidade, idealizado por Joseph Pilates. Como os demais equipamentos, o anel de pilates atua na consciência corporal do praticante e é utilizado como um recurso lúdico para tornar as sessões mais prazerosas e descontraídas.

Roda de exercícios

A roda de exercícios atua de forma intensa nos músculos abdominais e lombares, que ajudam na estabilização da coluna. Alguns estudos confirmam que o aparelho tem ação mais eficaz no abdome quando comparado aos exercícios abdominais tradicionais.

Em resumo, é possível exercitar-se em casa com disciplina e determinação. Os acessórios para pilates de solo ajudam muito nessa iniciativa, já que tornam a atividade mais diversificada e estimulante. Não perca mais tempo: exercite-se!

Se você tem vontade de começar a fazer pilates em casa, consulte nossos cursos online. Esperamos sua visita!