fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

A importância da avaliação física para a prática de pilates

Vai começar a fazer aulas Pilates, mas não acha a avaliação física tão importante para a prática? É melhor reavaliar seu pensamento.
Da redação
23/05/19

Vai começar a fazer aulas Pilates, mas não acha a avaliação física tão importante para a prática? Você pode estar cometendo um erro. 

Não importa qual o exercício físico escolhido, a avaliação física é o primeiro passo para iniciar qualquer atividade física. E o Pilates não fugiria a regra. 

A avaliação física é o primeiro contato que ajuda o instrutor a identificar suas necessidades e conhecer sua rotina antes de prescrever o treino mais adequado e eficiente para o seu perfil.

É nesse momento que você deve dizer os motivos que te levaram a procurar a aula. Se você tem alguma patologia, dor crônica, se pratica algum esporte ou é sedentário e, claro, quais os objetivos que deseja alcançar com a prática de Pilates.

Depois dessa etapa, normalmente há uma avaliação mais detalhada. Na qual são avaliadas: condicionamento físico e resistência, altura, peso e pode-se medir ainda a porcentagem de gordura corporal do futuro praticante.

avaliação física

A postura corporal merece atenção redobrada durante a avaliação, afinal, apesar da postura estar relacionada com uma condição estática, ela está diretamente ligada às funções de movimentos. O comprometimento da postura e do movimento são à base de muitas lesões musculoesqueléticas.

Por isso, uma avaliação fisioterápica, deve avaliar o controle postural e condições do movimento para que possíveis desequilíbrios musculares e articulares do futuro aluno possam ser identificados e tratados.

Agora, com todas essas informações em mãos, o professor de Pilates pode montar um treino específico para sua necessidade. Seja ela melhora do desempenho físico, correção de postura, alívio de dores e tensões ou fortalecimento muscular.

Ah! É bom lembrar que a avaliação física permitirá definir a intensidade e frequência das séries de exercícios.

Etapas da avaliação física no Pilates 

1. Anamnese

A anamnese é um procedimento fundamental na avaliação física. Ela serve para fazer um diagnóstico e indicar quais as condutas mais adequadas às condições/necessidades do aluno.

Lembre-se de falar de questões como  lesões, históricos de dores ou problemas na coluna. 

2. Anotações de medidas

Medição do praticante a fim de comparações futuras para avaliar se houve ganho de massa muscular magra e perda de peso.

3. Capacidade motora e física

É feita também a avaliação das capacidades físicas e motoras, como flexibilidade, força, equilíbrio e postura. Nesta etapa, o instrutor normalmente tira fotos de postura e flexibilidade para comparações futuras.

O Pilates é um exercício físico que demanda tanto cuidado como qualquer outro

Muitas pessoas tendem a ver o Pilates como uma atividade de entretenimento, mas ele está muito longe disso.

Quando olhamos um praticante veterano fazendo os exercícios de maneira fluida e com facilidade, a tendência é achar que iremos reproduzir os movimentos com a mesma desenvoltura.

Claro que os exercícios não são impossíveis de serem feitos. Com o passar do tempo, a probabilidade é esses exercícios se tornem fáceis para você.

Avaliação física regular é importante para identificar evolução do aluno 

Para saber se o praticante de Pilates está em um curva crescente de evolução é preciso repetir a avaliação física de forma regular.

Dependendo da evolução do aluno, é preciso realizar novos teste e readaptar o treino para que se inclua novos exercícios à aula.

Outro fator que deve ser conversado e revisto sempre são as metas de curto e longo prazo, pois após um tempo pode ser que a frequência das aulas possam aumentar. 

A aula de pilates movimenta o corpo e trabalha a mente

O método pilates também é responsável pela harmonização entre corpo e mente, ajudando o praticante a combater o estresse e outros problemas emocionais, uma vez que ajuda a mente se acalme durante o período de aula.

Por exigir concentração máxima do praticante, quem sofre de problemas de ansiedade sentem-se mais calmos e relaxados.

Para fazer em casa

Uma vantagem do pilates é que é possível fazer os exercícios sem sair de casa. No Namu você encontra diversas aulas para praticar online.

Contamos com professores altamente capacitados para treinos à distância e proporcionar ótimos resultados para quem pratica a modalidade pela internet.

Quer saber mais? Conheça nossas aulas de pilates online e comece praticar o quanto antes!

avaliação física

Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...