fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

6 exercícios de pilates para fazer em casa

Aumente o equilíbrio, melhore a postura e ganhe qualidade de vida com esta prática
Da redação
04/08/17

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Você sabia que a prática de atividade física é essencial para o bom funcionamento do organismo? Uma rotina mais equilibrada, além de aumentar o bem-estar também proporciona mais saúde e vitalidade para o corpo. Se a sua desculpa é a falta de tempo para cuidar de si mesmo, preparamos uma série especial de seis exercícios de Pilates, que aliam emagrecimento, tônus muscular, concentração e, de quebra, você economiza tempo e pode relaxar mais no dia a dia.
  1. Elevação de quadril

Ideal para fortalecer os glúteos e a lombar. A elevação lateral trabalha ainda o músculo posterior da coxa e o abdômen. Deite com a coluna alinhada ao chão, com o joelho levemente dobrado e os pés apoiados no solo. Levante o cóccix, seguindo com a lombar, as vértebras e o ombro. Em seguida, eleve uma das pernas, com os dedos do pé apontando para o teto. Volte lentamente para a posição inicial e repita por oito vezes o exercício.
  1. Prancha lateral

Ideal para fortalecer os músculos abdominais, costas, ombros e glúteos. Para iniciar o exercício, fique de lado e mantenha as pernas unidas. Apoie o cotovelo e antebraço no chão e alinhe o cotovelo com o ombro em um ângulo de 90º. Mantenha seu abdômen contraído durante todo o exercício. Deixe o espaço equivalente a uma palma da mão entre o quadril e o chão. Repita o movimento por, no mínimo, 8 vezes, ficando na posição durante, pelo menos, 30 segundos.
  1. Perdigueiro

Fique na posição de cachorrinho (em quatro apoios) e mantenha a coluna sempre alinhada. Inspire e eleve a mão direita alongando para frente de seu rosto e, ao mesmo tempo, estique a perna esquerda para trás - ambos paralelos ao chão. Repita o mesmo movimento com a mão esquerda e a perna direita. Faça três séries de 12 repetições para fortalecer o abdômen e os músculos paravertebrais.
  1. Giro

Repita a mesma posição da elevação de quadril (exercício 1). Estenda uma das pernas em direção ao teto a 90º e gire (com se dominasse uma bola), em sentido horário e anti-horário, oito vezes. É importante que você não mexa o quadril durante o exercício e que sua perna esteja sempre estendida.
  1. Flexão de braço

Também na posição cachorrinho (em quatro apoios), cruze e eleve os pés com os joelhos apoiados no chão. Alinhe os braços com o ombro, em relação ao solo, e faca flexões de braço abertos. Repita de oito a 12 vezes o exercício.
  1. Tesoura

Deite com a coluna alinhada ao chão e eleve as duas pernas para o teto com os dedos esticados. Suba o tronco devagar e alterne as pernas em movimentos para cima e para baixo ´imitando uma tesoura´. Repita oito vezes o exercício.

Faça pilates em casa!

Os exercícios da série acima auxiliam na consciência corporal, na melhora da postura e respiração. Se você curtiu esta série, gostaria de aprender e conquistar outros benefícios com a prática sem gastar tempo e, ainda, otimizar a sua agenda – invista em um curso online de pilates. Com o curso, você evita possíveis lesões ou traumas e ganha equilíbrio, bem-estar e orientação por profissionais qualificados. Quer saber como? Entre em contato com a Namu Cursos e saiba como ter mais qualidade de vida.

Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...