Com a correria do dia a dia, muitas vezes não temos tempo para praticar esportes e nem para nos alimentarmos de forma saudável. Então, para mantermos a saúde, é importante encontrar um ponto de equilíbrio nessa rotina e realizar, mesmo que em casa, práticas que sejam favoráveis ao nosso bem-estar. Para isso, o método pilates tem sido bastante procurado.

O pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates que, trabalhando como enfermeiro na Primeira Guerra Mundial em um campo de refugiados na Inglaterra, começou a utilizar objetos como molas, cintos e camas para fortalecer o corpo dos pacientes, os quais são os protótipos dos aparelhos utilizados nos dias de hoje.

Inicialmente, Joseph criou 34 exercícios de solo, sendo que, atualmente, são mais de 1.000 exercícios diferentes, resultados da mistura entre o pilates e o yoga.

O pilates é um método de condicionamento físico e mental que, a cada dia mais, tem um número maior de praticantes pelo mundo, já sendo considerado um dos exercícios queridinhos pelos famosos.

O primeiro nome dado ao pilates foi contrologia, que significa “controle do corpo pela mente”. E é justamente isso o que a prática trabalha, atividades que auxiliam a manter o controle do corpo e da mente, sempre em equilíbrio, o que resulta em diversos avanços e benefícios para a saúde de modo geral.

Quer conhecer quais são esses benefícios? Acompanhe o post de hoje e descubra 6 curiosidades sobre o pilates.

1. Tensão Pré-Menstrual

Um dos grandes males para as mulheres é a tensão pré-menstrual. A prática do pilates alivia os problemas que a TPM pode trazer, como dores de cabeça, cansaço, inchaço, dores menstruais, irritabilidade, compulsão alimentar, entre outros.

Isso ocorre porque, ao praticá-lo, o organismo libera endorfina, conhecido como o “hormônio do prazer”, que alivia as tensões diárias, inclusive as agravadas pela TPM. Além disso, o pilates melhora a respiração e a concentração, o que estimula o sistema nervoso parassimpático a reduzir o estresse e até a ansiedade, resultando em sensação de bem-estar e relaxamento, fundamentais para diminuir os sintomas da TPM.

Ademais, o pilates trabalha muito a região do assoalho pélvico durante os exercícios, que faz parte dos músculos essenciais, como abdômen, lombar e as costas. Movimentando e fortalecendo a musculatura da região, isso alivia as cólicas menstruais, que provocam muito incômodo durante o período da menstruação.

2. Vida sexual

Essa é uma das curiosidades sobre o pilates mais adorada. Ele pode proporcionar um maior condicionamento físico, melhorando a performance do casal e, consequentemente, sua vida sexual.

Ademais, a movimentação e fortalecimento do assoalho pélvico novamente é um ponto de destaque, pois isso estimula e ajuda os órgãos genitais, o que pode ser a chance de uma maior sensibilidade da região e busca facilitada do prazer.

3. Ansiedade e estresse

O controle da respiração nos exercícios do pilates e o fato de eles exigirem uma boa dose de concentração para serem executados, alivia todo e qualquer sintoma de ansiedade e de estresse.

Como vivemos em uma sociedade de cobranças e o tempo parece passar cada vez mais rápido, muitas vezes pode parecer impossível escapar de uma rotina estressante. Optar pelo pilates é, portanto, uma maneira de manter o equilíbrio no dia a dia, o que melhora o seu bem-estar.

4. Flexibilidade

flexibilidade é melhorada gradativamente, fazendo com que o praticante realize os exercícios de maneira mais alongada a cada prática. É como se o corpo estivesse desenferrujando, sendo importante destacar que o tempo é fundamental para se atingir a flexibilidade adequada e desejada. As juntas, os ligamentos e os tendões também recebem sua devida lubrificação, o que evita lesões e contusões ao longo do tempo.

5. Quantidade e qualidade

Como já foi citado, o pilates oferece mais de 1.000 exercícios, os quais podem ser praticados com ou sem o auxílio de equipamentos, deixando o praticante livre para se exercitar em qualquer local. Outra vantagem é que cada indivíduo pode se adaptar melhor a qual exercício se encaixa em seu perfil. Todos os movimentos são de grande qualidade para o organismo.

A prática é universal e recomendada para todos, a partir dos sete anos de idade, inclusive para as mulheres grávidas, sendo um grande auxílio para a gestação, para o parto e pós-parto. Para os demais, ele ajuda na diminuição da pressão arterial, colesterol e traz outros benefícios ao corpo, além de manter a boa forma do praticante.

6. Fortalecimento muscular

O fortalecimento muscular ocorre porque os movimentos e exercícios do pilates são estáticos, sem muita movimentação, mas utilizam todo o peso do seu corpo com a aplicação das posturas corretas com o auxílio da gravidade. Isso ocorre de forma gradativa, melhorando a cada dia.

Outra grande vantagem é que, como os exercícios trabalham com todos os músculos do corpo, ocorre uma melhora geral no tônus muscular.

Diferente da musculação, o pilates trabalha com os músculos internos, mais conhecidos como intrínsecos. A prática auxilia no relaxamento e fortalecimento dessa região, além de ajudar a acioná-la corretamente.

O pilates inclui diversas modalidades, as quais possuem focos diferentes. Entre elas, estão:

  • o Mat pilates, que trabalha todos os exercícios clássicos e originais desenvolvidos pelo Joseph Pilates, utilizando acessórios como faixas e bolas nos exercícios solo, podendo ser praticado em qualquer local;
  • o pilates acrobático, que utiliza a suspensão como uma forma de diminuir a área de apoio, o que faz com que os praticantes desenvolvam maior força, adequado para alunos mais avançados;
  • o pilates suspenso, que também aplica os exercícios do Mat pilates, mas utiliza uma fita para suspensão, gerando muita instabilidade, o que resulta em ganho de equilíbrio.

Além disso, o pilates possui modalidades com exercícios específicos para crianças, gestantes e pessoas com algumas limitações, como a hérnia de disco, adaptados para suas necessidades e dores, buscando sempre o bem-estar do praticante.

O pilates é uma ótima opção se você quer fugir do sedentarismo e aderir a uma vida mais saudável, bastando apenas dar o primeiro passo e procurar um curso adequado e com profissionais especializados.

Gostou de conhecer essas curiosidades sobre o pilates e ficou interessado em saber mais sobre o assunto, ou até descobrir os seus benefícios na prática? Então, confira toda a variedade dos nossos cursos de pilates. Nas aulas você aprenderá a melhorar seu equilíbrio corporal, desenvolver seu potencial físico-motor e a fortalecer os seus músculos.