O mundo fitness sempre está em busca das últimas novidades quando o assunto é queima de gordura e resultados mais rápidos. E o High Intensity Interval Training, HIIT, tem se revelado uma das melhores maneiras de diminuir as medidas. Além do efeito emagrecedor, essa metodologia garante melhora rápida do condicionamento físico, entre outros benefícios.

Neste post, apresentamos tudo sobre o HIIT — ou treino de alta intensidade intervalado — e mostramos por que você deveria praticá-lo. Boa leitura!

O que é HIIT?

Como o próprio nome sugere, nessa metodologia os exercícios são organizados de maneira que a intensidade varie de acordo com o tempo da prática.

De maneira simplificada, isso significa que em alguns momentos você dá o máximo de si, e em outros faz uma recuperação ativa praticando exercícios de baixa intensidade.

Por que eu devo adotar esse treinamento?

Definitivamente o HIIT não é fácil, mas os resultados são impressionantes. Veja os  principais benefícios proporcionados por esse método.

1. Mais resultado em menos tempo

Além de trazer grandes resultados, esse treinamento demanda menos tempo. Muito dinâmica, a prática raramente ultrapassa os 15 minutos de duração. E apesar do aparente curto período de atividade física,  algumas sessões são muito intensas e extremamente desgastantes.

Por isso, o treino deve ser muito bem planejado antes de ser implementado na sua rotina de exercícios. Paralelamente, a alimentação pré e pós-treino também deve ser cuidadosamente avaliada para que os resultados aconteçam.

2. Fortalecimento muscular

Outros dois benefícios do HIIT são o fortalecimento muscular e a diminuição da circunferência abdominal, que é essencial como fator estético e tem se tornado um dos medidores de saúde adotados por nutricionistas e médicos ao redor do mundo.

Pessoas do sexo masculino que apresentam circunferência abdominal acima de 94 centímetros possuem maior risco para doenças cardíacas. O mesmo acontece com as mulheres, cujo “limite” da circunferência, entretanto, é mais baixo, ficando em 80 centímetros. Por essa razão, a atividade física é tão importante.

3. Adaptável a qualquer rotina

Como o HIIT é eficiente e leva menos tempo para ser realizado, ele acaba se tornando uma alternativa interessante para quem tem uma rotina muito atarefada.

Afinal, o equilíbrio entre o bem-estar físico e mental é essencial para a qualidade de vida e, por isso, é sempre importante encontrar novas alternativas para cuidar da saúde.

Como incluir o HIIT nos seus treinos?

O HIIT não apresenta um protocolo fixo. Entretanto, enumeramos um passo a passo para ajudar.

Passo 1

O primeiro (e imprescindível) passo é preciso verificar sua saúde antes de começar os treinamentos. Lembre-se de que o HIIT é realizado com muita intensidade e que por isso a avaliação médica é imprescindível para evitar riscos à saúde.

Passo 2

Com o aval médico, já é possível começar a planejar, com a orientação de um profissional da área da educação física, um programa de exercícios adequado para suas necessidades.

Passo 3

Apenas como exemplo, podemos citar um protocolo muito básico com corrida. Em um treinamento para iniciantes, pode ser indicado um “tiro” (corrida curta), com intensidade de moderada a alta e duração de um minuto.

Em seguida, o praticante faz uma recuperação ativa com intensidade baixa, caminhando pelo período de 1 minuto e 30 segundos.

Um “ciclo” completo levará 2 minutos e meio para ser completado. O ideal é que o praticante repita esse processo de 4 a 6 vezes para completar 10 a 15 minutos de atividade física.

Passo 4

O treino será intenso e logo nas primeiras semanas já é possível observar o aumento do condicionamento físico e a diminuição de algumas medidas. Veja se é o que esperava e faça ajustes.

O mesmo tipo de treinamento pode ser realizado com natação e outras atividades desportivas. Por isso, o acompanhamento do profissional de educação física é tão estratégico, pois além de zelar pela sua segurança e ajudar no monitoramento dos resultados, pode ajudar a identificar protocolos mais efetivos para seu corpo.

Gostou deste conteúdo fitness? Faça uma leitura complementar com o nosso post sobre como ter mais disposição. Não se esqueça de que a alimentação para atletas é indicada e deve ser seguida à risca para que excelentes resultados sejam alcançados.