Sofre com o sedentarismo e decidiu que é hora de mudar radicalmente seu estilo de vida? O treino funcional pode ser uma ótima opção para isso.

Para quem não conhece, a modalidade trabalha diversos músculos e capacidades corporais durante o mesmo treino. De quebra, emagrece enquanto aumenta seu percentual de massa magra, além de melhorar o bem-estar de forma geral. 

Os exercícios do treino funcional são ótimos tanto para quem ainda é sedentário como também para quem já é praticante de alguma atividade física. Mas antes de continuar, você sabe exatamente o que é sedentarismo? Tem dúvidas se você se enquadra no time dos sedentários ou não? Continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre o assunto.

O que é sedentarismo e por que ele é tão preocupante?

Estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o Brasil é o país com o maior índice de sedentarismo na população em toda América Latina. Aproximadamente 47% das pessoas no país não praticam exercícios físicos suficientes para se manter saudável.

Considerado como mal do século, o sedentarismo pode contribuir para o aparecimento de inúmeras doenças como aumento do colesterol, hipertensão arterial, diabetes, infarto do miocárdio, doenças respiratórias crônicas, obesidade e acidente vascular cerebral (AVC). 

De acordo com a médica Fisiatra,  Aline Maynart Godoi , o sedentarismo também pode estar relacionado direto ou indiretamente com a morte súbita. A falta de atividade física provoca uma regressão funcional, com comprometimento da flexibilidade articular e hipotrofia das fibras musculares, ou seja, perda da força ou do volume muscular do corpo. 

E engana-se quem pensa que uma pessoa magra que não se exercita, está livre dos problemas relacionados ao sedentarismo. Muito pelo contrário, ela pode ter as mesmas enfermidades que uma pessoa acima do peso. 

Segundo estudo realizado pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e pelo Ministério da Saúde, cerca de 53,7% dos brasileiros estão acima do peso. 

Os dados podem ser alarmantes. Mas está mais do que comprovado que a atividade física regular é o melhor meio para se tratar do sedentarismo. Então, levante agora e comece a se movimentar! 

A fisiatra explica ainda que o indicado é realizar, no mínimo, 30 minutos de exercícios no dia. O tempo mínimo para não ser considerado uma pessoa sedentária. Mas, lembre-se: é aconselhado realizar avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física. 

treino funcional e o sedentarismo

Descubra se você é sedentário e inclua o treino funcional na sua rotina

Não tem ideia se faz parte do grupo dos sedentários ou dos ativos? Se não pratica sequer 10 minutos de atividade física por dia, sentimos informar, mas você faz parte do primeiro grupo. 

Mas, calma, nada de desespero. Sair do sedentarismo pode ser mais fácil do que pensa. Separamos algumas informações importantes que vão te ajudar a sair do sedentarismo. Uma delas é saber quanto tempo de atividade física semanal é preciso fazer para sair do grupo dos sedentários.

O International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) desenvolveu um método para classificar os níveis de atividade física de acordo o com a quantidade em minutos de exercício realizado por semana. Veja em quais deles você se enquadra. 

Sedentário – não acumula 10 minutos de exercícios diários;

Pouco ativo – não cumpre as recomendações em relação à frequência e/ou duração;

Ativo – exercita-se pelo menos 150 minutos por semana. Podendo ser dividida em: 3 vezes na semana com duração de 1 hora ou 5 vezes com duração de 30 minutos (intenso);

Muito ativo – acumula pelo menos 180 minutos de atividade física semanal, dividindo-as em pelo menos 5 dias, por exemplo: 5 vezes na semana com duração de 1 hora (intenso) ou 3 vezes (exercícios intensos) e mais 2 moderados (deslocamento ou caminhada).

Incluir o treino funcional durante a semana é uma excelente maneira de movimentar o corpo e sair do sedentarismo.

Como o treino funcional pode ajudar a sair do sedentarismo?

Por se tratar de uma modalidade que condiciona o corpo para realizar melhor as funções a que ele foi originalmente destinado a realizar como andar, correr e outras tarefas do dia a dia, o treino funcional é uma excelente opção para driblar o sedentarismo. 

Quem faz treino funcional com frequência ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. 

O treino funcional ajuda a prevenir lesões, melhora o condicionamento cardiovascular, diminui a redução do percentual de gordura, emagrece, e contribui também para a definição muscular. 

Para quem quer trabalhar a musculatura de forma mais intensa, o treinamento funcional pode ser realizado com a ajuda de acessórios como elásticos, cordas, bolas e discos.

Ainda não definiu se deve apostar ou não no treino funcional? A modalidade que tem conquistado cada vez mais adeptos traz diversos benefícios para saúde. Veja alguns deles abaixo:

Benefícios do treino funcional

  • Trabalha o corpo todo de uma vez só
  • Melhora a postura do corpo
  • Aumenta a consciência corporal 
  • Tonifica a musculatura 
  • Melhora a resistência do sistema cardiorrespiratório
  • Diminui as incidências de lesão
  • Previne e controla diabetes e hipertensão

Quer começar a praticar uma atividade física? Nós montamos um programa definitivo para você sair do sedentarismo com a ajuda do treino funcional juntamente com a personal trainer Jamille Farath.

Nesse programa de exercícios online você fará treinos curtos de moderada à alta intensidade. Esse tipo de treino já demonstrou cientificamente ótimos resultados tanto para condicionamento físico, quanto para emagrecimento e ganho de massa muscular.

O principal objetivo do nosso programa de treino funcional online é, antes de qualquer coisa, te incentivar a sair do sofá, mudar aquela velha ideia do “eu não posso” ou do “eu não consigo”. Queremos te ajudar a emagrecer, a te deixar mais forte e mais ágil. Mas acima de tudo, queremos que você tenha mais saúde com esses exercícios de treino funcional em casa. Tendo mais disposição para encarar a vida diária e sair do sedentarismo de vez.

Para conhecer o programa completo clique aqui. Veja também o que comer antes do treino funcional e obtenha resultados ainda melhores.