A prática regular de atividades físicas é importante para a manutenção da saúde e melhora da qualidade de vida. Porém, mesmo que uma pessoa realize exercícios diários, como caminhada, corrida e academia, nem sempre irá praticar todos os tipos de treinos indicados. Isso porque pode ter alguma restrição física, como problemas na coluna. Outra questão que também deve ser levada em consideração é a falta de motivação para continuar a prática.

É normal que uma determinada atividade não desperte muito interesse. Se você insistir em algo que não sente prazer em realizar, acabará desistindo rapidamente e, provavelmente, não terá ânimo para começar uma nova prática. Por isso, saber do que realmente gosta e experimentar determinado exercício pode servir de grande ajuda na busca pelo corpo desejado.

Tem dúvidas de como fazer essa escolha? Acompanhe o post de hoje e saiba como optar pelo melhor tipo de exercício físico para você.

Benefícios das atividades físicas

As atividades físicas são essenciais para manter a sua saúde por diversos motivos. Em primeiro lugar, 20 minutos diários de exercícios moderados proporcionam:

  • emagrecimento, que ajuda a diminuir obesidade e/ou sobrepeso;
  • diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL), reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares;
  • aumento da circulação sanguínea, diminuindo casos de trombose, varizes e má circulação;
  • fortalecimento muscular, que ajuda a amenizar as consequências da osteoporose;
  • controle da pressão arterial e do nível de glicose no sangue;
  • prevenção e tratamento da depressão e ansiedade, devido à liberação de serotonina, além da promoção de bem-estar.

Opções de atividades físicas

Não sabe o que fazer? O que não falta são opções para você encontrar o melhor tipo de exercício físico. Veja a lista com as atividades que estão entre as mais praticadas atualmente.

Ciclismo

O ciclismo é um ótimo esporte, e você só precisa de uma bicicleta. Já imaginou que delícia seria pedalar em ciclovias, ou lugares adequados para a prática, aproveitando o ar livre e ainda fortalecendo os músculos e queimando calorias?

Nesse exercício, você trabalha, principalmente, a região abdominal e lombar, coxas e panturrilha.

Caminhada

Esse exercício tem custo bem baixo para a sua realização, você apenas necessita de uma roupa confortável e um tênis adequado. A caminhada é uma das atividades mais recomendadas para ser feita por quem está saindo do sedentarismo, isso por conta da sua baixa intensidade.

Natação

Conhecida como uma das atividades mais completas em relação aos estímulos no corpo, a natação trabalha ombros, pernas, costas, braços e abdômen. Além disso, possui baixo impacto, sendo indicada para pessoas lesionadas.

Musculação

Uma das atividades mais procuradas por quem deseja modelar o corpo e ganhar massa magra, a musculação ajuda no ganho de força e resistência muscular, além de melhorar a postura.

Pilates

Outro exercício bastante completo e de baixo impacto é o pilates. O método é indicado para quem busca melhorar postura corporal, respiração e tônus muscular.

Yoga

Para quem procura uma atividade que una corpo e mente, o yoga é uma ótima opção. Além de promover o bem-estar e diminuir a ansiedade, a prática ajuda na correção postural, melhora da respiração, aumento da flexibilidade e consciência corporal.

Qual é o melhor exercício para você

Ainda está com dúvidas? Em primeiro lugar, você deve passar por uma avaliação médica a fim de verificar se há qualquer tipo de lesão que lhe impeça de fazer determinadas atividades físicas.

Com isso, você ainda pode não saber o que é melhor, mas saberá o que não pode fazer em hipótese alguma. Em alguns casos, determinadas lesões pedem exercícios específicos para melhor recuperação, que poderão ser indicados pelo próprio médico.

Caso você não tenha impeditivos físicos, o ideal é buscar mais e testar as atividades de acordo com o seu perfil. Se, por exemplo, você gosta de ficar ao ar livre, talvez a musculação não seja um ponto de partida.

Faça aulas experimentais, cursos, leia blogs sobre esses assuntos e o mais importante: caso não tenha gostado de algo, não desista de tentar outras práticas.

Gostou das dicas? Então aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar sempre por dentro das novidades. Também não deixe de conhecer nossos cursos online de fitness, yoga e pilates.