Desde que foi criada por Joseph Pilates, a prática tinha como um dos seus principais objetivos a reabilitação de pessoas que sofrem de algum problema articular ou na coluna vertebral. Mas o pilates no tratamento de diversas doenças também é muito eficaz.

Com décadas de aprofundamento do conteúdo e com uma vasta literatura que comprova seus benefícios, o método se tornou uma das melhores atividades físicas para quem deseja reconquistar a saúde.

Neste post, falaremos como essa prática pode te ajudar com algumas condições clínicas. Pronto para saber mais a respeito? Continue a sua leitura!

Quais os tipos de doenças que podem ser tratados com o pilates?

O pilates é uma poderosa ferramenta para ajudar a tratar inúmeras enfermidades. Reumatismo, artrose, tendinite, esclerose múltipla e várias doenças respiratórias podem ter seus sintomas aliviados ou completamente tratados com a prática regular dessa atividade.

A fibromialgia e outras condições que afetam a coluna vertebral (como a hérnia de disco, por exemplo) também podem ter seus sintomas controlados com esse método. Isso vem chamando a atenção de muitas pessoas que estão em busca de uma vida saudável e livre de limitações físicas.

Entretanto, devemos ressaltar que o pilates não é uma cura universal e seu uso deve ser sempre ser abordado como auxílio ao tratamento dessas doenças citadas. A utilização das medicações prescritas deve prevalecer e o acompanhamento médico deve estar presente, caso você sofra de alguma dessas condições.

Obviamente, a evolução do tratamento e a diminuição dos sintomas depende exclusivamente de fatores individuais que devem ser observados em primeira mão pelos profissionais que cuidam da sua saúde.

Quais são os maiores benefícios dessa atividade?

O pilates garante inúmeros benefícios para saúde. Um dos maiores é o fortalecimento da musculatura do abdômen e do seu corpo, que garante que você tenha uma coluna vertebral saudável e livre de problemas.

O aumento da flexibilidade é outro benefício conquistado. É possível aliviar a tensão muscular em pontos que causam dor e limitação de movimentos, o que é essencial para aquelas pessoas que estão em busca de uma reabilitação completa.

A sensação de relaxamento e o aumento do foco são outras vantagens do método. O controle da respiração garante clareza mental, que pode ser traduzida para maior produtividade e para maior qualidade de vida.

O pilates, quando combinado com uma alimentação saudável, livre de alimentos processados, pode transformar a sua vida em questão de semanas. Além da diminuição dos sintomas de várias enfermidades, é possível atingir o bem-estar e ter uma boa condição física de volta.

A manutenção e a garantia de todos os movimentos do seu corpo faz parte da sua saúde. Como mencionamos, é impossível ser saudável com limitações articulares e com dores em várias regiões do corpo.

O pilates no tratamento de doenças é uma poderosa ferramenta, capaz de transformar vidas. Se você tem interesse em saber mais sobre essa atividade, recomendamos que você leia, também, este post sobre os diferentes tipos de pilates. Também não deixe de conhecer nossos cursos online de pilates, ótimos para praticar quando e onde quiser.