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Manter o seu corpo em pleno equilíbrio é algo essencial para o bem-estar e um dia a dia saudável. Dessa forma, é importante conhecer os músculos responsáveis por isso, como o psoas.

Psoas é o músculo responsável por estabilizar o corpo. Profundo e espesso, ele conecta a coluna vertebral às pernas, sendo essencial para o suporte e os movimentos.

O nome “psoas” vem do grego, significando “músculo do lombo”. Em algumas terapias, ele é até chamado de “músculo da alma”, dada a sua importância para o equilíbrio do indivíduo.

No artigo a seguir, você vai aprender mais sobre o psoas, o seu impacto na qualidade de vida e as melhores formas de fortalecê-lo.

Por que o psoas é importante?

Em geral, é comum que as pessoas se preocupem com músculos superficiais, como é o caso de bíceps, peitoral, adutor, entre outros. No entanto, isso não significa que se deve esquecer daqueles pouco conhecidos, mas que são essenciais para a mobilidade.

O psoas é fundamental para a função motora, já que é responsável por movimentos como andar, correr, subir escadas, entre outros. Caso esteja enfraquecido, uma série de atividades do dia a dia serão impactadas negativamente.

Felizmente, existem formas bem fáceis de fortalecer o psoas e evitar que isso aconteça. Para isso, é necessário conhecer os exercícios certos que devem ser incluídos na sua rotina e nunca se esquecer da importância desse músculo.

Quais os benefícios de fortalecer o psoas?

O músculo psoas está diretamente ligado às emoções. Os efeitos positivos de exercitá-lo estão associados à diminuição do estresse e da ansiedade, algo essencial para o dia a dia corrido moderno.

Além disso, manter o psoas saudável ajuda na sua postura e no equilíbrio. Também contribui para o bom funcionamento do coração, mantendo longe o risco de doenças cardíacas.

Todos esses benefícios estão acessíveis porque exercitar o psoas possibilita uma fluidez maior da energia vital por diversos órgãos. Quanto menos resistência existe nesse caminho, maior qualidade de vida você aproveita.

Como fortalecer o psoas?

Especialmente quem passa boa parte do dia sentado, como em um escritório, está sob risco de ter seu psoas enfraquecido. Isso tem um impacto bastante severo na qualidade de vida, mas é possível se prevenir com alguns hábitos saudáveis.

O caminho para manter o seu psoas saudável está em realizar alguns exercícios físicos que estimulam esse músculo.

Uma das melhores formas de fortalecer o psoas é a prática de yoga. Trata-se de um exercício completo que é capaz de estimular todos os músculos do corpo e pode ser realizado por qualquer pessoa.

Outra possibilidade é o pilates, que também inclui atividades concentradas em fortalecer esse e outros músculos pouco lembrados.

Agora que você já sabe o que é psoas e a sua importância para a saúde física e mental, está na hora de priorizar o fortalecimento desse músculo em sua vida. Siga as nossas dicas para iniciar exercícios focados nele e aproveitar todos os seus benefícios.

Quer aprender mais mesmo com a rotina atribulada? Veja aqui no blog como conhecer os principais benefícios das aulas online de yoga.