Você sabia que fazer exercícios em casa pode ser altamente eficiente? Muitas vezes, acreditamos que exercícios físicos só podem ser praticados por pessoas que têm tempo, e que é preciso gastar dinheiro investindo em academias. Infelizmente, muitos continuam com essa falsa crença de que esta é a única maneira de perder peso e ter uma vida saudável e, diante disso, acabam desistindo da prática de atividades físicas, pois sempre colocam desculpas como empecilho.

A verdade é que existem exercícios em casa que funcionam do mesmo jeito que os exercícios praticados em academias.

Nada deve se tornar uma desculpa nem obstáculo para construir o corpo que você quer. Você pode queimar muita gordura, construir músculos fortes e até mesmo melhorar sua função cardiovascular por meio de exercícios realizados em sua própria casa.

Conheça agora os 4 benefícios de praticar exercícios em casa, e veja também um bônus com uma aula incrível no final do artigo.

Vantagens de fazer exercícios em casa

1. A academia no seu horário

Embora existam momentos ao longo do dia em que você não deve se exercitar, como, por exemplo, pouco antes e após as refeições, ou quando está há muito tempo sem comer. Mas fazer exercícios em casa tem o benefício de você criar o seu horário. Um dia você pode treinar de manhã e no outro à tarde sem nenhum problema.

2. Liberdade para ouvir a música que quiser

Hoje em dia existem academias que possuem televisões individuais, onde você pode ver e ouvir a programação que deseja. Além de mais caros, esses estabelecimentos podem ser distantes do seu bairro, não sendo muito vantajoso frequentar todos os dias.

Mas fazendo exercícios em casa, você pode escolher a música que quiser ou assistir o que quiser enquanto treina. Não é demais?

exercícios em casa

3. Economia de tempo e dinheiro

Nos tempos em que qualquer oportunidade de poupar é bem-vinda, fazer exercícios em casa, logicamente, é uma grande economia. No máximo, o que precisa comprar é um colchonete para não fazer os movimentos diretamente no chão. Mas em sua própria casa tem tudo o que é necessário para realizar os exercícios. Pode ser um banquinho, uma cadeira ou até mesmo o sofá. E, claro, ainda economiza tempo: o tempo de ir e voltar da academia.

4. Exercícios personalizados em um site personalizado

Na academia, pode acontecer de você não entender como utilizar certo equipamento. Você também pode não se sentir confortável com alguns exercícios, ou simplesmente não se sentir à vontade se exercitando com estranhos ao seu redor, e isso é normal.

Estando em casa, as coisas mudam completamente. Você pode escolher os exercícios que melhor se adequam a você, alternando ou modificando-os rapidamente.

Você ainda pode personalizar os exercícios para obter os resultados que deseja. Existem milhares de exercícios: funcionais, aeróbicos, musculares, etc. E o melhor é que na internet tem sites que ensinam técnicas incríveis e que trazem resultados iguais, ou melhores, do que os da academia.

Quer uma dica de site incrível?

Com o NAMU você pode fazer exercícios em casa. São séries simples, fáceis e rápidas. Os exercícios de 10 minutos farão com que você tenha bons resultados mesmo com pouco tempo. Basta seguir nossas aulas e repeti-las sempre.

Nas aulas preparadas pela personal trainer Raquel Pitta, com mais de vinte anos de experiência e atuações em academias como Reebok Club e Bodytech, há exercícios que vão ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar. Confira, a seguir, uma aula dela como bônus!

Bônus: exercícios em casa com treino funcional

Nessa quarta aula você aprende exercícios funcionais para fortalecer quadríceps, tríceps e glúteos e conquistar uma boa forma física em 10 minutos de exercícios.

Você vai precisar de: uma cadeira, banco ou superfície elevada e segura; e uma parede ou ponto de apoio.

É importante sempre consultar seu médico antes de praticar qualquer atividade física e respeitar os limites de seu corpo para evitar lesões.

1º Exercício em casa

Tonificando os glúteos com treino funcional

Esse é um trabalho funcional, onde vamos  trabalhar mais de um músculo, e ainda o equilíbrio.

Apoie o pé em um banco subindo e descendo, contraindo o abdômen, direcionando a força no glúteo e no quadril. Com a coluna ereta olhando para a frente e mantendo o equilíbrio, sobe e desce.

Repita esse movimento por dez vezes em cada perna. A altura do banco também influencia, quanto mais alto mais difícil fica para realizar os movimentos.

2º Exercício em casa

Torneando o tríceps

Com este exercício vamos fortalecer o tríceps, o famoso tchauzinho.

Sentada no banco, você vai apoiar as mãos. Com o corpo bem reto, flexionar e estender o cotovelo, baixando e levantando. O corpo sempre deve estar próximo do banco e os pés apoiados no calcanhar. Repita esse movimento várias vezes.

3º Exercício em casa

Fortalecendo as coxas com exercício isométrica

Esse exército tem como objetivo fortalecer o quadríceps

Encostada em uma parede, desça o quadril na linha do joelho, deixando na linha do calcanhar. Permaneça nessa posição por 20 segundo.

Mantenha e apoie as costas na parede, coluna ereta, abdômen contraído.

Agora não tem mais desculpas para não fazer atividades físicas. Com essas dicas pode começar agora mesmo os exercícios em casa.