Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Conquistar a tão sonhada definição abdominal é uma tarefa árdua, mas não impossível. Para isso, é preciso aliar alimentação equilibrada com atividades físicas e musculação. A prática regular de abdominais, por exemplo, é fundamental para alcançar esse objetivo, e você certamente já deve ter ouvido diversos comentários sobre esse exercício.

Mas, o que é mito e o que é verdade? Neste post, vamos esclarecer alguns desses pontos para você. Acompanhe!

Abdominal queima gordura localizada na barriga: mito

Muitas pessoas acreditam que o abdominal serve para queimar gordura na região do abdômen, por isso acabam exagerando no número de séries e repetições.

No entanto, esse exercício funciona como qualquer outra atividade aeróbica, e nenhuma delas é capaz de queimar gordura de uma região específica do corpo. Ou seja, o consumo do tecido adiposo como substrato energético acontece de forma equilibrada por todo o organismo.

Na verdade, o verdadeiro objetivo do abdominal é fortalecer a musculatura da região. Assim, é melhor investir em séries e repetições moderadas, o que já é suficiente para trabalhar os músculos da parede abdominal e deixá-los definidos.

Para queimar gordura, é preciso ter em mente que alimentação correta e exercícios aeróbicos, como corrida e spinning, são fundamentais. Todavia, a perda ocorrerá gradativamente em todo o seu corpo e não especificamente na barriga.

Máquinas de abdominal são melhores que exercícios livres: mito

Fazer abdominais em uma máquina trabalha uma menor quantidade de músculos que o exercício livre. Além disso, a segunda opção é muito melhor para treinar com intensidade e completa percepção dos movimentos que são realizados.

Para os iniciantes, o uso da máquina pode ser recomendado para evitar lesões em outras partes do corpo, como no pescoço. No entanto, é fundamental evoluir para a prática livre a fim de obter resultados superiores.

Abdominal ajuda a estabilizar o corpo e manter a postura: verdade

A musculatura abdominal é responsável pelo sustento dos braços e das pernas. Por esse motivo, fortalecer o local é indispensável para desenvolver a força e a velocidade desses membros, o que facilita a execução de outras atividades físicas e tarefas do cotidiano.

Ademais, a coluna vertebral também é sustentada pelo abdômen, o qual precisa estar forte o suficiente para contribuir com a manutenção de uma postura ideal. Em vista disso, o abdominal não é útil somente para questões estéticas. Esse exercício é essencial para a sua saúde.

Homens e mulheres têm resultados diferentes: verdade

É normal que os resultados de cada exercício variem de pessoa para pessoa. No entanto, quando essa comparação é entre um homem e uma mulher, essa diferença é ainda maior.

Isso acontece porque homens contam com uma maior quantidade de hormônios que estimulam a hipertrofia muscular. Assim, conquistam a definição do abdômen de forma muito mais rápida que as mulheres.

Apesar de também terem uma tendência maior de acumular gordura na barriga, a testosterona auxilia para que eles tenham uma queima mais eficiente da camada adiposa na região.

Enquanto isso, as mulheres acumulam mais gordura no quadril e nas coxas. No entanto, devido aos seus hormônios femininos, elas têm maior dificuldade de perder esses quilos extras e também de fazer uma definição abdominal, por causa das baixas quantidades de testosterona no organismo.

Dores nas costas são prevenidas com os abdominais: verdade

Como já foi dito, a parede abdominal ajuda a sustentar a coluna vertebral e manter uma postura correta. Quando fortalecidos com exercícios abdominais, seus músculos fazem com que as cargas que são naturalmente aplicadas sobre a região sejam distribuídas de forma equilibrada.

Dessa forma, problemas comuns que afetam as pessoas — como hérnias de disco e estiramentos musculares ou nos ligamentos e tendões — são prevenidos, assim como as dores provocadas por eles.

Então, gostou de conhecer quais são os mitos e as verdades sobre a definição abdominal? Agora, só falta você dar o primeiro passo para começar a construir o abdômen que sempre sonhou.

Conheça nosso programa de emagrecimento e definição abdominal e atinja os seus objetivos.