Você sabia que muitas pessoas ficam em dúvida ao escolher entre correr ou caminhar? Apesar de ambas serem atividades físicas, cada uma tem suas próprias características.

Ao caminhar, o corpo trabalha em ritmo baixo. Já na corrida, acontece uma aceleração contínua, o que aumenta a intensidade da atividade e, por tabela, do organismo.

Para entender melhor sobre os benefícios da caminhada e da corrida, leia o post que preparamos para você. Boa leitura.

Benefícios da caminhada

Fortifica os ossos

Ao praticar a caminhada, em cada passo dado, há estímulo da produção de massa óssea. Dessa forma, doenças como a osteoporose são prevenidas e tratadas. Além disso, é raro o caso de contra indicações do exercício, devido ao fato de ser de baixo impacto.

Faz bem ao coração

Outro importante benefício está ligado ao bom funcionamento do coração. Diferentes doenças cardiovasculares, como infarto, hipertensão, taxa de colesterol e diabetes são reduzidas de maneira significativa.

Evita lesões

Por exigir pouco das articulações, as passadas feitas enquanto se caminha não oferecem risco de lesões. Andando ou ”trotando”, há mais segurança no contato dos pés com o chão.

Aumenta a imunidade

Caminhar de modo leve ou moderado melhora as funções das células de defesa do organismo. A imunidade se fortalece contra os micróbios nocivos à saúde e, consequentemente, caem as chances de contração de doenças.

Benefícios da corrida

Ajuda a dormir bem

Com a corrida, o organismo libera maiores quantidades de endorfinas, que relaxam o corpo e melhoram a qualidade do sono. Além disso, existe também um desgaste no corpo, proporcionando um repouso satisfatório.

Desenvolve os músculos

Para os que desejam desenvolver e definir os músculos, a corrida pode ser uma grande aliada. Ao correr, as pernas são muito exigidas e fornecem a força necessária para a realização das passadas mais aceleradas. Essa atividade ainda contribui para o fortalecimento do abdômen e dos glúteos.

Traz alegria

Um dos benefícios que você observa ao correr com regularidade é o estado de bom humor. O organismo produz substâncias que deixam a pessoa com mais alegria. Quanto mais a carga de exercícios cresce, mais se produz esses hormônios.

Colabora para a perda de peso

É sempre bom ficar com o corpo em forma, não é mesmo? Com a prática dessa atividade física, você emagrece e ainda mantém o peso com facilidade. O motivo está atrelado à intensidade elevada e ao alto gasto calórico proporcionado.

Além da queima de calorias, o esporte promove maior saciedade por regular os hormônios que diminuem o apetite.

Lembre-se também de que, para perder peso, é importante associar a atividade física a uma reeducação alimentar. Evitar a ingestão de alimentos gordurosos e ricos de açúcares, por exemplo, figura como bom hábito para ter um cardápio saudável e balanceado.

Por fim, vale ressaltar que os dois exercícios são importantes para a saúde dos praticantes. Correr ou caminhar, apesar das vantagens diferentes, auxiliam no preparo físico e no bem-estar mental.

Agora que você já aprendeu sobre os benefícios de correr ou caminhar, entenda também o que é treino HIIT. Até a próxima!