A retenção de liquido é, sem dúvidas, uma das reações mais indesejadas de nosso corpo. Além de prejudicar a imagem e nos deixar com uma aparência inchada, pode ser também bastante desconfortável. Mas, afinal, o que causa esse tipo de problema?

Uma das principais causas da retenção hídrica em nosso organismo é a falta de atividade física. Afinal, a falta de movimentação faz com que o nosso corpo armazene o líquido por não ter como expulsá-lo com a devida eficiência. No entanto, outras causas também podem estar relacionadas com essa questão.

A seguir, conversaremos mais detalhadamente sobre esse problema e mostraremos 3 exercícios para combater a retenção de líquido e mantê-la bem longe de nosso dia a dia.

Para completar, vamos dar algumas dicas de alimentos eficazes contra a retenção. Vamos lá? Boa leitura!

O que é a retenção de líquido?

Nosso corpo tem mecanismos incríveis para regular a quantidade de líquidos, gases e outros tipos de substâncias que entram e saem de nosso organismo. No entanto, quando esse mecanismo está desregulado, pode ocorrer a retenção hídrica, um problema relativamente comum.

Ela ocorre devido ao acúmulo de água em nossas células, fazendo com que nos sintamos “inchados”. Por vezes, esse inchaço é até mesmo perceptível visualmente, o que gera bastante incômodo.

Quais são as principais causas desse problema?

Como mencionamos no início do artigo, a retenção de líquido normalmente é causada pelo sedentarismo. A falta de exercícios físicos faz com que o mecanismo de regulação fique prejudicado, além de reduzir o nosso metabolismo e fazer com que a água fique “parada” em nosso corpo.

No entanto, essa não é a única razão para a ocorrência do problema. Confira, a seguir, outras causas da retenção hídrica:

  • diabetes
  • alterações hormonais variadas
  • gravidez
  • insuficiência renal
  • problemas cardiovasculares
  • hipertensão arterial
  • inflamações
  • TPM
retenção de líquido

Quais são os exercícios mais eficazes contra a retenção de líquido?

Independentemente da causa, alguns exercícios físicos são bastante eficazes para reduzir a sensação de inchaço e melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com a retenção de líquido. Vamos olhar algumas opções?

1. Abdominal reto

O abdominal reto é o tipo de abdominal mais famoso e conhecido pelas pessoas. Para fazê-lo, é necessário se deitar confortavelmente em uma superfície firme, com as pernas afastadas, e erguer a cabeça como se o queixo fosse se encontrar com o seu abdômen.

2. Alongamento dos isquiotibiais

Esse tipo de alongamento é um aquecimento muito eficaz e que estimula o fluxo de líquidos em nosso corpo. Para fazê-lo, realize o bom e velho movimento de, ao estar em pé, tentar encostar nos dedos dos pés sem dobrar os joelhos.  

3. Corrida no mesmo lugar

Correr é sempre uma boa pedida, não é mesmo? Para isso, você nem precisa sair de sua casa. Correr no mesmo lugar é uma ótima maneira de estimular o metabolismo e dar adeus ao sedentarismo. Esse movimento também é conhecido como corrida estacionária e traz muitos benefícios para a saúde.

Quais alimentos ajudam no combate à retenção de líquido?

Por fim, que tal conversarmos sobre alimentos eficazes na luta contra a retenção de líquidos? Confira algumas opções imperdíveis:

  • abobrinha
  • pera
  • pepino
  • melancia
  • aveia
  • melão
  • salsa

Outra opção é investir em chás diuréticos, como o chá verde. No entanto, essa prática deve ser sempre liberada por um profissional da saúde, para evitar problemas que podem ser causados pelo consumo indiscriminado dessas bebidas.

Como vimos, a retenção de líquido é um problema que, na maioria das vezes, está relacionado com o nosso estilo de vida. Por isso, praticar exercícios físicos (ainda que leves) e caprichar na alimentação são boas maneiras de deixar esse incômodo sempre bem longe de nossas vidas.

Conhece alguma outra dica infalível para combater a retenção hídrica? Então, compartilhe com a gente nos comentários logo abaixo. Também não se esqueça de conhecer nossos cursos online, ótimos para melhorar a qualidade de vida.