fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Fitness » Caminhada

Corpo e Mente

Caminhada emagrece, sim! Saiba como potencializar seus resultados

De acordo com estudos recentes fazer uma caminhada acelerada de 30 minutos por dia emagrece. Veja aqui as dicas e potencialize o treino.
Da redação
09/06/19

Sem tempo para ler o artigo "Caminhada emagrece, sim! Saiba como potencializar seus resultados"? Que tal OUVIR este texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Quem disse que caminhada não emagrece? Caminhada emagrece, sim!

Menos complicado do que se imagina, começar a praticar um exercício não demanda muito tempo e nem requer grandes investimentos. Sem contraindicação, com baixo-custo e fácil de ser iniciada, a caminhada é uma poderosa atividade para quem quer emagrecer

E não estamos falando de horas andando por aí ou na esteira, mas sim uma caminhada acelerada de 30 minutos por dia. 

De acordo com um estudo realizado pela Escola de Economia de Londres, Reino Unido, quando realizada de forma intensa, a caminhada emagrece mais do que outros exercícios físicos

Para chegar a essa conclusão, eles analisaram os relatórios da Pesquisa Anual de Saúde da Inglaterra. Durante quatro anos viu-se um  padrão entre as pessoas que praticavam diariamente caminhadas rápidas por no mínimo 30 minutos. Pôde ser observado: 

  • O Índice de Massa Corporal (IMC) dos praticantes diminuiu. Assim como a circunferência da cintura, que ficou mais fina e, sem as aquelas indesejadas gorduras localizadas. 
  • E, pasmem, os benefícios da caminhada foram percebidos principalmente nas pessoa acima dos 50 anos que participaram do estudo. 

Caminhada emagrece e também proporciona outros benefícios

Os benefícios  que a caminhada nos proporciona vai além do emagrecimento. 

O exercício é um dos  mais indicados para quem quer sair do sedentarismo. Além de ajudar a tonificar os músculos da perna e bumbum, prevenir contra os riscos de doenças cardiovasculares e ainda melhorar a sensação de bem estar, uma vez que a caminhada faz com que nosso corpo tenha um pico na produção de estimulantes naturais como a adrenalina, por exemplo. 

Só para você ter ideia, uma caminhada leve queima em média 240 calorias por hora. Já uma caminhada mais intensa pode gastar até 520 calorias, no mesmo tempo de execução. 

Para perder peso de forma progressiva e sustentável, misturar exercícios de alta e baixa intensidade, como uma caminhada leve intercalada com uma caminhada mais agitada podem ser uma boa alternativa. 

A sugestão para quem quer emagrecer é mesclar a caminhada com a corrida. Isso ajuda a acelerar a queima calórica. 

Mas como fazer isso? 

Para cada 3 minutos de caminhada faça: 1 minuto de corrida (3 x) + 4 minutos de caminhada e 2 minutos de corrida (3 x) = 30 minutos de atividades aeróbias que podem queimar até 300 calorias. 

Quer saber como potencializar o seu processo de emagrecimento? Nós preparamos alguns truques bem legais para você intensificar os resultados da sua caminhada. 

Ande e tenha mais saúde

De acordo com estudos realizados no Japão na década de 60, andar dez mil passos por dia é o segredo para uma vida mais ativa e também para garantir um gasto calórico médio de 500 calorias. 

caminhada emagrece e da longividade

Para completar a meta diária, os contadores de passo existentes no mercado podem ser excelentes alternativas para controlar quantos passos damos por aí. 

Dica:  controle por onde anda e não ande menos de 10.000 passos por dia. 

Faça três caminhadas curtas, mas diárias

Se o seu objetivo é reduzir medidas, faça caminhadas de 15 minutos pelo menos três vezes ao dia. 

Pesquisas da George Washington University revelaram que as pessoas que caminhavam por 15 minutos após cada refeição tinham maior controle de açúcar no sangue do que aquelas que andavam por 45 minutos em qualquer hora do dia. 

Ou seja, uma caminhada depois do almoço pode ajudar a controlar aquela ansiedade e até mesmo aquela vontade incontrolável de um docinho que bate sem avisar. 

Sem tempo ruim para caminhar

Está chovendo ou faz muito sol, lembre-se que a esteira é amiga da caminhada. Mas, esse não é o único uso e benefício para elas. As esteiras mais modernas possuem uma inclinação que  permite intensificar a atividade. Conforme o terreno sobe e desce, ajustamos a intensidade e o corpo enfatiza naturalmente diferentes grupos musculares. 

Intercale a intensidade da caminhada e potencialize os resultados

Para aumentar a queima calórica durante as caminhadas, acrescente, logo no início da caminhada, alguns intervalos. Por exemplo, comece a aquecer o corpo durante 10 minutos. Ande em um ritmo mais acelerado por mais 10 ou 20 minutos. Volte a andar em ritmo normal por mais 15 ou 20 minutos. Termine com uma caminhada leve por 10 minutos. 

Conforme os intervalos começarem a ficar mais confortáveis de serem executados, aumente o ritmo em intervalos de um minuto. Isso ajuda a aumentar a frequência cardíaca e deixar o sedentarismo bem longe da sua vida. 

Dica: durante a caminhada concentre-se em balançar os braços para garantir o fortalecimento de ombros e core, além de queimar mais calorias. 

Adicione carga aos exercícios 

Intensifique a caminhada acrescentando ao seu treino diário alguns exercícios simples de serem executados. Pare em alguns pontos ao longo do seu percurso e faça alguns exercícios de força, como agachamentos, flexões e outros, começando com 15 repetições, depois vá aumentando a carga gradativamente. 

Dica: não gosta de ficar parando no meio da sua caminhada? É possível também começar ou finalizar o treino com exercícios de força, especialmente os que utilizam o peso corporal, como os agachamentos e flexões.

Queime mais caloria do que consome 

Embora as necessidades nutricionais sejam bastante individuais e dependam de diversos fatores além de completar a meta de dar o número de passos por dia, a maioria das pessoas que estão caminhando para emagrecer seguem, de alguma forma, uma dieta rica em proteína e com baixa caloria.

Se você já incluiu a rotina de andar de forma regular e ainda não está vendo mudanças na balança, reserve um tempo para prestar atenção ao que vem consumindo e anote tudo o que você come ao longo de uma semana para ver se há alguma maneira de cortar algumas coisas e reduzir o consumo calórico.

Prefira os caminhos mais longos

É sedentário e quer começar a se mexer? Aumente os passos que dá dentro da sua rotina e integre a caminhada nas tarefas diárias. Então, anote as dicas. 

Para garantir que irá andar bastante por aí comece estacionando o carro longe da porta de entrada e, se possível, suba de escada. Isso vai ajudar e muito quem quer perder peso. 

Você tem costume de fazer caminhada ou faz parte do time dos que dispensam um exercício para andar de carro? Conte para gente nos comentários como você inclui a caminhada no seu dia a dia!

Dê o play e assista um resumo desse artigo!

 


Recomendados
Esportes

Os perigos do sedentarismo e da falta de atividade física

O sedentarismo é um dos maiores problemas de sa...

Gerais

Como corrigir a postura? 5 dicas para colocar em prática

A dor na coluna é um problema que afeta cerca d...