Você tem vontade de começar a praticar atividades físicas, mas algo o impede? Então saiba que é possível começar um projeto fitness dentro de casa mesmo!

Vários motivos podem atrapalhar quando pensamos em fazer exercícios: falta de tempo, escassez de espaço adequado (como academias ou salões), problemas financeiros, entre outros. Entretanto, mesmo passando por todas essas condições, ainda é possível se exercitar. Como? Em casa mesmo, utilizando os próprios móveis. Basta utilizar o espaço de uma sala ou de um quarto e, claro, ter força de vontade.

Se quer começar a fazer exercícios em casa, não deixe de ler este post. Vamos mostrar como isso é possível e ainda dar dicas de exercícios simples para você começar a cuidar da saúde já. Confira!

Por que devo praticar atividade física?

A atividade física produz o hormônio serotonina, dando sensação de bem-estar. Além disso, entre outros benefícios, realizar exercícios aumenta a massa magra, contribui para a saúde de articulações, ossos e músculos e promove melhora na postura. Então, se você ainda não se exercita, é bom mudar essa situação o quanto antes.

Caso tenha vontade de fazer exercícios, mas não quer ir à academia ou não tem os equipamentos necessários, saiba que pode treinar em casa. O segredo é combinar várias atividades diferentes.

Como criar meu projeto fitness?

Basicamente, existem duas dicas essenciais para quem está começando agora e por conta própria: postura adequada e pausas entre as séries.  Preste atenção em como o corpo deve ficar posicionado durante toda a atividade, para não sobrecarregar erradamente partes dele ou prejudicar sua coluna.

Além disso, não queira fazer tudo de uma vez. Comece aos poucos, realizando apenas o quanto aguentar. Conforme o tempo for passando, você ficará cada vez mais resistente, sendo capaz de prolongar o tempo de treino e a quantidade de exercícios praticados. Então, a cada série de exercícios, faça uma pausa de 30 segundos.

Outras dicas que talvez pareçam óbvias, mas muitas pessoas negligenciam são:

  • alimentar-se adequadamente — isso quer dizer ingerir bastante água, comer frutas e verduras e, é claro, diminuir o consumo de frituras e açúcar (o consumo exagerado desses tipos de alimentos suga a energia);
  • vestir-se adequadamente, ou seja, com roupas confortáveis;
  • antes de começar o treino, fazer um aquecimento.

Quais exercícios praticar?

Agora, vamos ao que interessa: quais tipos de exercícios podem ser praticados em casa? Mostraremos alguns exemplos e como realizá-los de maneira adequada. Para iniciantes, comece praticando 3 séries de 12 exercícios para cada tipo, com intervalo entre eles.

Agachamento com salto

Com os pés separados e os braços posicionados à sua frente, flexione os joelhos como se estivesse agachando. Então, salte o mais alto que puder e caia suavemente no chão.

Abdominal com cadeira

Deite-se no chão e coloque os pés em cima de uma cadeira. Encoste as costas completamente no chão. Apoie as pernas na cadeira como se formasse um ângulo de 90 graus. Então, flexione o tronco em direção ao joelho, mantendo a coluna ereta e posicionando as mãos na cabeça (cotovelos apontados para cima).

Polichinelos

De pé, coloque os braços ao lado do corpo. Pule estendendo os braços em cima da cabeça enquanto estica as pernas.

Corrida estacionária

Fique com as pernas paralelas e os braços flexionados ao lado do corpo. Comece um movimento de corrida, flexionando as pernas para trás para que cheguem próximo ao bumbum. Faça tudo isso sem sair do lugar e tenha cuidado com a pisada (deve iniciar com a ponta do pé e terminar com o calcanhar).

Viu só como é possível se exercitar dentro de casa? E esses foram apenas alguns das dezenas de exercícios possíveis para começar o seu projeto fitness. Então, não perca tempo e comece a cuidar da sua saúde hoje mesmo!

Dica final: é importante ter a orientação de um profissional para elaborar um treino específico para você, que considere seu histórico de saúde, biotipo e possíveis condições. Além disso, existem ótimos cursos fitness disponíveis na internet.

E aí, curtiu este post sobre projeto fitness? Aproveite que está por aqui e não deixe de conferir os nossos cursos disponíveis para você começar a mudar o corpo e a saúde.