Hábitos saudáveis tornam pessoas saudáveis. E apesar de essencial, ter um cardápio equilibrado não é a única forma de manter a harmonia do corpo, é preciso mais. A prática de exercícios físicos deve fazer parte do dia a dia de quem deseja mudar a rotina. O melhor de tudo é que você não precisa gastar com academia, é possível montar um treino em casa sem a ajuda de equipamentos.

Benefícios de uma rotina de exercícios físicos

Praticar atividades físicas é ótimo para a saúde. O ideal é realizar os exercícios de duas a três vezes por semana, no mínimo.

Yoga, pilates, dança, musculação, corrida, caminhada, natação, não importa, você só precisa se exercitar. Agora, se prefere um método que trabalhe todas as regiões do corpo de uma só vez, o treino funcional é para você. Confira alguns benefícios.

  • Fortalecimento muscular
  • Melhora da postura
  • Aumento da flexibilidade
  • Aumento da consciência corporal
  • Melhora da concentração
  • Alívio do estresse e da ansiedade
  • Aumento da autoestima
  • Queima de gordura

Esses são apenas alguns dos benefícios de treinar em casa. Ao realiza-los constantemente, sentirá grande alívio na tensão do dia a dia e o seu corpo mais leve e fortalecido.

Quer sentir esses benefícios? Confira, a seguir, 3 exercícios sem equipamentos para fazer em casa.

Glúteos

treino em casa sem equipamentos

Apoie o pé no banco, contraia o abdômen e eleve o corpo. Sempre olhe para a frente. Se você não tiver um banco, fique à vontade para utilizar uma caixa que sustente o peso do seu corpo. Suba e desça. Olhe para a frente e contraia sempre o abdômen. Suba e desça. Respiração fluída. Foco no presente, mantenha a concentração.

treino em casa sem equipamentos

Se iniciou com a perna direita, faça também com a esquerda. São 10 repetições em cada perna. Caso não tenha uma caixa disponível em casa, você pode realizar esse exercício em uma escada.

Tríceps

treino em casa sem equipamentos
treino em casa sem equipamentos

Sente no banco, ou na caixa, e apoie a mão no banco e deixe os dedos apoiados para a frente, envolvendo essa parte externa do banco. Apoie o calcanhar no chão e deixe o corpo bem reto, bem rente ao banco.

treino em casa sem equipamentos

Coluna reta, flexione o cotovelo e estenda. Flexione e estenda, corpo reto. Faça 10 repetições. Não vá para a frente e nem deixe a coluna torta.

Coxas

treino em casa sem equipamentos

Nesse exercício, você só precisará de uma parede. Encoste a coluna na parede. O quadril deve estar na linha do joelho e o joelho na linha do calcanhar. Permaneça durante 20 segundos nessa posição. Mantenha o abdômen contraído.

Faça 3 ou 4 séries desses exercícios.

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