Sabe aquela vontade  de comer doce que bate de repente, que só você acha que tem? Saiba que você não está só.

Muitas pessoas logo após o almoço ficam sedentos por um chocolate, sorvetinho ou qualquer  outra coisa que adoce o paladar. 

Apesar de ser mais comum do que imaginamos, o desejo quase compulsivo por um docinho pode ter fatores bastante variados. Vai desde alguma deficiência nutricional até fatores externos como noites mal dormidas. 

Por isso, tentar ter um estilo de vida mais saudável é bastante importante. 

Comer de forma balanceada, praticar atividades que contribuam para o bem-estar físico e emocional são peças fundamentais para que você consiga driblar a vontade de comer ‘só mais aquele docinho’. 

Mas e se eu trocar o doce feito com açúcar pelos preparados com adoçante? 

Estudos mostram que o adoçante artificial não ativa o nosso sistema de recompensa da mesma forma que o açúcar. 

Ou seja, você vai até comer um docinho, mas a vontade de comer doce vai continuar lá. E o mesmo acontece quando tentamos enganar o cérebro com outra coisa. Como uma bala ou pedaço de fruta, por exemplo. 

Sabia que mastigar mais ajuda você a comer menos? 

Pois é, mastigar bastante e devagar contribui para que o organismo se sinta saciado com a ingestão de uma quantidade menor de comida. 

É importante lembrar que a mastigação é o melhor medidor da quantidade de comida que o corpo deve ingerir. Enquanto a boca mastiga o alimento, o cérebro recebe avisos gradativos que o ajuda a assimilar o que está sendo consumido e enviar o comando de saciedade no momento certo. 

diminuir a vontade de comer doce

Diferente do que acontece quando mastigamos rápido, nesse caso, o estômago fica dilatado e com sobrecarga de comida. Isso faz com que ocorra aquela sensação de empanturramento. Sem falar que a quantidade de calorias ingeridas é muito maior do que o necessário.

Dica: após colocar a comida na boca, coloque o garfo e a faca no prato enquanto mastiga. Esta simples atitude é capaz de te ajudar a comer mais devagar. 

Existe um horário certo para comer doce?  

Claro que não existe um tempo mágico que nos permita comer o doce que quisermos sem nenhum prejuízo a balança, mas há um horário no qual o consumo do doce pode não pesar tanto. 

O mais indicado é comer um docinho depois das refeições. Pois ao ingerí-lo após comer, o açúcar tem sua digestão misturada às fibras dos alimentos. Isso evita os picos de glicose e de insulina, um hormônio que, em grandes quantidades no organismo, pode gerar uma maior depósito de gordura abdominal.

Quer reduzir o consumo de açúcar, mas não sabe por onde começar? Nós listamos abaixo algumas formas de driblar o desejo de comer a sobremesa antes mesmo do almoço. 

7 dicas para diminuir a vontade de comer doce

Aposte nos grãos integrais e oleaginosas 

Aumente o consumo das oleaginosas como, a castanha-do-pará, as amêndoas, o cacau ou as semente de girassol. Esses alimentos são ricos em gorduras boas que proporcionam saciedade, além de minerais como selênio e magnésio que auxiliam na regulação de hormônios. 

Alimentos ricos em triptofano

Os alimentos ricos em triptofano ajudam no controle da ansiedade e do estresse, o que ajuda a diminuir a vontade de comer doce. Inclua no cardápio aveia, canela, banana, maçã e grãos em geral, por exemplo. 

Durma bem

Segundo estudos, as noites mal dormidas estão diretamente relacionadas à vontade de consumir alimentos doces ao longo do dia. 

Então, se quiser evitar aquela vontade louca de acabar com uma barra inteira de chocolate todo dia, estabeleça uma rotina do sono e tente dormir, no mínimo, oito horas por noite. 

Evite as compensações emocionais 

Sim, tem dias que os acontecimentos consomem nosso emocional. Mas, saiba que a ansiedade e o estresse só aumentam a vontade de comer doce.

Então, tente se acalmar, faça exercícios de respiração ou experimente começar a praticar yoga. A prática é ótima para a saúde e ainda ajuda você a controlar as emoções. 

Tome café da manhã

Pular o café da manhã pode aumentar a vontade de comer doces. A refeição mais importante do dia é a responsável por fornecer energia para o organismo começar suas atividades, e ignorá-la pode fazer com que o organismo procure fontes rápidas de energia, como o doce. 

Construa um novo paladar 

Decidiu cortar o açúcar de vez da sua dieta? Apesar de parecer a alternativa mais óbvia para quem quer aprender como controlar a vontade de comer doce, construir um novo paladar deve ser feito de maneira suave e transitória.

Dica: faça pequenas mudanças por vez, isso irá ajudar você a reeducar seu paladar e, em pouco tempo, seu organismo irá sentir menos vontade de comer doce. 

Pratique atividades físicas 

Praticar uma atividade física pode ajudar a diminuir a sua vontade de comer doces.

Segundo estudo realizado pela Universidade de Aberdeen, na Grã-Bretanha, após se exercitar, as pessoas se sentem menos propensas a comer alimentos ricos em carboidratos, açúcar e gordura. 

Isso porque a atividade física estimula a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar no organismo, igual o efeito causado pelo consumo de doces. 

Quer ter uma vida mais saudável, mas não tem ideia por onde começar? O Namu desenvolveu uma série de cursos de alimentação para te auxiliar a ter mais equilíbrio comendo melhor. Lá você vai encontrar cursos online de alimentação vegetariana, vegana, sem glúten, sem lactose e outros tipos de refeições balanceadas que vão te ajudar a ter hábitos mais saudáveis na hora de se alimentar.