A tendência de consumir alimentos mais saudáveis está cada vez mais forte no Brasil e no mundo. Nesse contexto, produtos que também têm rótulos mais claros e simples de entender estão ganhando espaço. Mas, o que são alimentos clean label? Você já ouviu falar sobre eles?

Esses produtos, também chamados de rótulo limpo, têm atraído pessoas que buscam se alimentar melhor e, como consequência, estão marcando presença nas prateleiras dos supermercados. Que tal descobrir mais sobre eles? É só continuar a leitura. Vamos lá?

O que são alimentos clean label?

Além do rótulo com informações muito mais claras, um alimento clean label também tem uma formulação especial, pois é produzido somente com ingredientes naturais. Isso significa que eles são isentos de aditivos artificiais, como corantes, conservantes e acidulantes. Na lista de composição estão ingredientes simples e conhecidos pela população. Ademais, produtos clean label são produzidos sem a aplicação de agrotóxicos, ou seja, são completamente orgânicos.

Sendo uma alternativa mais natural frente aos tradicionais alimentos industrializados, o clean label é a escolha de quem busca um estilo de vida mais saudável. Há pouco mais de dez anos no mercado, surgindo inicialmente nos Estados Unidos e na Europa, essa categoria tem crescido consideravelmente e diversos fabricantes de bebidas e alimentos, preocupados com as atuais exigências do consumidor.

Como saber se um produto é clean label?

Apesar de não existirem rótulos escritos “alimento clean label”, é muito fácil identificar quais produtos fazem parte desse grupo. Para isso, basta olhar os ingredientes: se a lista não é enorme e repleta de substâncias químicas que você nunca ouviu falar, esse é, provavelmente, um alimento clean label.

alimentos clean label

Quais são as vantagens de optar por esses produtos?

Alimentos clean label costumam apresentar uma menor quantidade de açúcares, não têm glúten nem lactose e são livres de transgênicos. Além disso, eles também não oferecem substâncias alergênicas, como aromas sintéticos e corantes artificiais.

Por isso, eles se tornam produtos indicados para pessoas que têm alguma alergia ou intolerância alimentar, assim como para os diabéticos e aqueles que estão de dieta para emagrecer ou por algum outro motivo de saúde.

Todavia, não são apenas aqueles que têm alguma restrição alimentar que são beneficiados. Todas as pessoas que consomem um alimento clean label saem ganhando, visto a completa ausência de ingredientes artificiais em sua composição.

Se você quer começar uma dieta com esse tipo de alimentação, invista em produtos integrais e multigrãos — e nunca deixe de conferir o rótulo de todos, é claro. Quanto às saladas, frutas e legumes, faça as suas compras somente em mercados ou feiras que vendem produtos orgânicos. Assim, você estará garantindo uma alimentação totalmente saudável, mais sustentável e benéfica para o seu organismo.

E aí, gostou de descobrir o que são alimentos clean label? Com embalagens muito mais simples e transparentes, que já conquistaram a mesa dos brasileiros, o consumo desses produtos é a garantia de fazer uma boa alimentação, perfeita para a manutenção da sua saúde.

Você já experimentou algum alimento clean label ou está aderindo uma dieta exclusiva com esse tipo de produto? Deixe um comentário contando a sua experiência e ajude outras pessoas a terem uma alimentação mais saudável.

Também não deixe de conhecer nossos cursos online de alimentação. Cardápio vegano, vegetariano, sem glúten, sem lactose, tudo você encontra por lá. Não perca!