Sabemos o quanto é complicado manter uma rotina alimentar saudável com a correria do dia a dia. Mas você já parou para pensar como pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças?

Talvez, você só precise identificar quais são os erros na alimentação que está cometendo para evitá-los e mudar de vida ainda neste ano.

Quer saber quais são? Continue acompanhando este artigo para descobrir 5 erros comuns e como eles influenciam a sua saúde.

1. Priorizar alimentos industrializados

A falta de tempo para organizar o cardápio da semana leva muitas pessoas a consumirem comidas congeladas e processadas.

Caso você se enquadre nesse grupo, é melhor mudar a sua rotina alimentar, pois o excesso de sódio presente nos alimentos industrializados é responsável por causar diversos problemas para o nosso corpo, entre eles: obesidade, hipertensão, complicações renais e osteoporose.

Para alterar a situação, opte por comidas caseiras, pois elas são mais saudáveis. Use algumas horas do seu final de semana para preparar as refeições e depois congele as porções para comer nos próximos dias. Dessa forma, você reduz o tempo gasto na cozinha e evita o consumo excessivo do sódio.

2. Esquecer as proteínas

Se, por um lado, o sódio é considerado um grande vilão da sua rotina alimentar, por outro, as proteínas são grandes aliadas.

Para se ter uma ideia, elas ajudam a saciar a fome. Além disso, têm o poder de manter a memória funcionando em ótimo estado. Portanto, não deixe de consumi-las frequentemente. É possível encontrar as proteínas em frutas, leguminosas, iogurtes e ovos, entre outros alimentos.

3. Não ingerir fibras

A fibra é outra substância que jamais podemos nos esquecer de incluir na dieta, afinal, ela ajuda na digestão e é responsável por prevenir doenças do coração e alguns tipos de câncer.

A fibra poderá estar presente na sua rotina alimentar logo pela manhã por meio de frutas e cereais. Ao longo do dia, escolha as frutas como opção para os lanches e abuse dos legumes nas refeições principais. Aqui, não podemos esquecer a importância da água, que potencializa o efeito das fibras.

4. Comer poucas vezes ao dia

Certamente você já ouviu falar o quanto comer de 3 em 3 horas é importante. De fato, essa rotina alimentar ajuda a administrar o peso e evita problemas de digestão. Porém, ela só vai trazer benefícios se você segui-la à risca.

Um intervalo muito grande entre as refeições faz com que você exagere no consumo de alimentos. O problema é ainda maior quando esse excesso ocorre durante o jantar. Como você não terá muitas tarefas para executar no fim do dia, gastará pouca energia e, provavelmente, a sua gordura corporal aumentará.

5. Consumir muito sal

Nunca é demais lembrar que o sal pode trazer vários problemas para a saúde: a hipertensão, a perda do paladar, o envelhecimento, entre outros.

Quando almoçamos fora de casa, é muito comum temperar as comidas com sal em excesso. Maneirar no sal e apreciar melhor o sabor natural dos alimentos é uma boa pedida.

Gostou das nossas dicas sobre os erros na alimentação? Então compartilhe este post nas redes sociais!