Ter uma horta caseira pode trazer inúmeros benefícios para a sua vida. Afinal, cuidar dela é como uma terapia, além de contribuir para uma alimentação mais saudável e econômica. Você já pensou nisso?

Manter uma horta em casa é mais simples do que imagina. Você só precisa saber o que está fazendo, como o tipo de solo e adubo a serem usados, as plantas escolhidas e a hora certa de fazer a colheita.

Bom, a melhor forma de saber mais sobre uma atividade é conhecer mais sobre ela. Por isso, este artigo traz alguns pontos bem importantes que são relacionados à arte de criar uma horta caseira. Assim, você pode saber mais sobre o assunto e tomar a sua decisão. Vamos, lá?

Horta em casa

1. A escolha do local

O local onde ficará a sua horta tem total influência sobre o sucesso dela. Você precisa escolher o ponto adequado da casa para cultivá-la, levando em conta as áreas que pegam sol, mas sem uma exposição muito longa. Também é importante deixá-la longe do alcance de crianças e animais que possam danificá-la.

2. A exposição ao sol

As plantas precisam da luz solar para sobreviver, então, a sua horta caseira precisa estar bem posicionada na direção do sol. Mas, como dissemos, isso não significa que ela precisa receber essa luz constantemente. Quer uma dica? Prefira deixá-la recebendo o sol da manhã, que é mais leve, em vez daquele da tarde, que é mais forte.

horta

3. A escolha das plantas

Não sabe o que plantar? As opções são quase infinitas. Para começar com algo simples e útil, não tem como errar com batata, cebola, gengibre, chalota e capim-limão. Se o objetivo é fazer da horta uma aliada na cozinha, leve em conta também o que você e a sua família gostam de comer.

4. O solo e o adubo

Uma horta caseira precisa de solo fofo e macio para que as plantas se desenvolvam adequadamente. Também é fundamental contar com a adubação correta, e você tem diversas opções nesse aspecto. Uma alternativa é o húmus de minhoca, que oferece a nutrição que o solo precisa para dar vida à sua horta.

5. O momento de colher

Para ter certeza de que a sua colheita está pronta para ser realizada, fique de olho nos sinais das plantas que você está cultivando. Colher cedo demais não trará os benefícios que você está procurando, então, é muito importante entender o ciclo de vida dos vegetais. E aqui vai uma dica: geralmente, temperos podem ser colhidos depois de chegarem a 40 centímetros de tamanho.

E aí, gostou das possibilidades de uma horta caseira? Realmente são muitas. Nesse caso, vimos aqui algumas dicas, mas há vários outros fatores importantes na hora de planar os seus próprios vegetais. Por isso, vale a pena fazer um curso sobre o assunto. Assim, você não tem chances de errar ao criar a sua horta, e ainda pode aproveitar todas as vantagens proporcionadas.

Se ficou interessado, acesse agora a nossa página de cursos para saber mais sobre como criar hortas caseiras agroecológicas.