Não é fácil manter hábitos saudáveis na correria cotidiana. Na maioria das vezes, por falta de tempo, optamos por alimentos industrializados que, infelizmente, não são as melhores opções.

Com a escassez de tempo surgiram os cursos à distância, modalidade de ensino que vem crescendo nos últimos anos. Que tal unir o útil ao agradável e investir em um curso de alimentação saudável nesses moldes?

Está inseguro? Continue a leitura e confira as principais vantagens desses cursos!

Por que fazer um curso online?

Flexibilidade

A maior vantagem é que a sala de aula está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, você pode estudar onde, quando e com quem quiser.

Literalmente, não há tempo ruim. Faça chuva ou faça sol, o conteúdo estará disponível para que você o acesse quando sentir vontade, a partir do dispositivo de sua preferência.

Estudar no próprio ritmo

Estudar à distância oferece aos alunos a oportunidade de planejar seu tempo de estudo, de acordo com suas necessidades individuais. Por isso, podem aproveitar seus picos de energia e os momentos mais produtivos do dia.

No entanto, é preciso tomar cuidado com o maior inimigo dos cursos online: a procrastinação. Vencê-la, porém, pode ser considerado como outra vantagem, graças ao amadurecimento pessoal que essa conquista traz.

Custo-benefício

Além do controle de tempo e da flexibilidade, os cursos online apresentam outra vantagem: são menos dispendiosos em termos financeiros. E isso não se resume apenas ao valor do curso.

Ao fazer um curso presencial, as despesas vão bem além do valor da matrícula e das mensalidades. Há um gasto com materiais didáticos, com outras taxas e até mesmo com o transporte para chegar ao local. Por isso, escolher um curso de alimentação saudável à distância é sinônimo também de economia.

Mais qualidade de vida

Esqueça o tormento de frequentar aulas por horas seguidas, sentando-se em uma cadeira desconfortável e sofrendo com dores nas costas. Esqueça também as horas perdidas no trânsito. Estude confortavelmente e aproveite melhor o seu tempo.

Além disso, a flexibilidade disponibilizada por esse tipo de aula permite que você possa estudar sem abrir mão do seu trabalho ou de momentos com a família e os amigos.

Por que fazer a própria comida?

Mais economia

Preparar e consumir alimentos caseiros é muito mais barato do que comer em um restaurante ou comprar alimentos industrializados, já que assim pagamos não só pelo alimento, mas também pelos custos de sua produção.

Seguem algumas dicas para economizar ainda mais:

  • Planejar vários dias de refeições;
  • Fazer uma lista de compras baseada em sua programação;
  • Aprender a congelar os alimentos.

Conhecer a procedência dos alimentos

Ao preparar as suas próprias refeições, você está no controle e sabe exatamente o que está consumindo, evitando gorduras, sal e açúcares em excesso. Também é uma boa maneira de acompanhar as calorias de cada refeição, mantendo o corpo em forma.

Outra vantagem é saber de onde vieram os alimentos que você coloca em seu prato. Com isso, é possível até mesmo pôr os conceitos de sustentabilidade em prática e incentivar a produção de alimentos de sua cidade, comprando de produtores locais.

Mais saúde

Comer em casa permite que você personalize o tamanho da porção conforme necessário, evite aditivos químicos e conservantes e que faça substituições mais nutritivas e saudáveis.

Entre as substituições possíveis, podemos citar a troca de refinados por produtos integrais e uma maior inserção de vegetais e frutas na alimentação. Pequenas escolhas e mudanças refletirão positivamente em seu check-up anual!

Melhorar relacionamentos

O ato de cozinhar pode ser um ótimo aliado na construção de melhores relacionamentos sociais! Experimente convidar amigos ou incluir familiares no momento do preparo das refeições.

Uma dica para as mamães e papais: envolver as crianças não apenas é divertido, mas também é uma boa maneira de ensinar hábitos alimentares saudáveis. Peça que eles leiam a receita em voz alta ou misturem os ingredientes, por exemplo.

Como podemos perceber, fazer um curso de alimentação saudável à distância é unir o melhor de dois mundos, obtendo saúde com praticidade!

Ficou com vontade de fazer um curso? Que tal começar aprendendo tudo sobre a preparação de marmitas saudáveis?