Lembrar de uma data especial sempre é motivo de comemoração. Um casamento, aniversário ou uma simples reunião podem ser capazes de reunir pessoas queridas, principalmente aquelas que estão nos bons e nos maus momentos da vida. Essas são algumas das formas que muitos encontram para agradecer essa presença e apoio, uma maneira de dizer: lembrei de você porque es importante para mim.

Normalmente, o anfitrião sempre tem a preocupação de deixar os pratos deliciosos, inclusive quanto mais fáceis, melhor. Docinhos, sobremesas, bolos, bebidas, salgadinhos, tortas, tudo tem que estar saboroso. Quem opta por economizar, preparar em casa tem a vantagem de fazer tudo a seu gosto e bolso. Mas o que fazer quando um amigo, ou familiar, não consome produtos de origem animal?

A falta de opções veganas é um dos problemas mais comuns. É difícil encontrar estabelecimentos convencionais que vendam esse tipo de alimentos. O jeito é ir em locais específicos ou comprar produtos artesanais. Pensando nisso, o blog do NAMU Cursos separou três receitas de docinhos veganos para você fazer em suas festas. Está curioso? Então confira e delicie-se:

Beijinho de soja

Ingredientes

165 gramas de leite condensado de soja

10 gramas de cravo-da índia

135 gramas de coco seco

100 gramas de biscoito integral de castanha

Modo de preparo

Triture os biscoitos integrais até virarem uma farinha. Após esse processo, junte a farinha dos biscoitos e o coco em uma bacia e misture bem. Adicione o leite condensado de soja aos poucos, até obter uma mistura homogênea e hidratada. Com as mãos molhadas, pegue uma pequena parte da massa e enrole manualmente. Em seguida, passe as bolinhas pelo coco seco. Para finaliza, coloque um cravo em cima e organize em pratos com ou sem forminha. Sirva.

Docinho de banana

Ingredientes

130 gramas de banana

100 gramas de ameixa sem caroço

100 gramas de farelo de aveia

30 gramas de castanha de caju crua

Modo de preparo

Separe todos os ingredientes. Bata no processador o farelo da aveia com a ameixa sem caroço até ficarem bem triturados. Adicione a banana e bata novamente. Em seguida, adicione a castanha de caju à massa homogênea preparada. Bata rapidamente para que se mantenham alguns pequenos pedaços da castanha. Coloque o doce em um prato, e em outro recipiente coloque um pouco de castanha triturada. Faça pequenas bolinhas, envolva-as nas castanhas e coloque-as na forminha. Sirva.

Brigadeiro de café

Ingredientes

1 lata de leite condensado de soja

3 colheres (de sopa) de margarina vegetal (ou 2 colheres de sopa de óleo vegetal)

1/2 xícara (de chá) de café coado (sem açúcar)

5 tabletes de chocolate amargo sem lactose (cerca de 40g) picados

4 colheres (de sopa) de creme de leite de soja

Modo de preparo

Coloque o leite condensado, o creme vegetal, o café e os tabletes de chocolate amargo picados em uma panela em fogo médio. Misture bem. Assim que o brigadeiro ficar pronto, desligue e acrescente o creme de leite. Misture novamente. Sirva.

Fonte: Presunto vegetariano

Gostou das receitas? E que tal aprender mais doces veganos? Conheça o curso sobremesas e dicas veganas e não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Foto: Van Sweet / Flickr / CC BY- SA 2.0