Com o acesso à informação, é muito mais fácil saber as propriedades de todos os alimentos que consumimos. E quando a alimentação diária não é tão boa quanto deveria, nutricionistas sempre recomendam a suplementação para deixar o organismo mais fortalecido. A spirulina, também conhecida como espirulina, entra nessa lista. Mas, afinal, o que é?

Spirulina é uma cianobactéria encontrada na água doce. E ao contrário do que muitos pensam, não chega a ser uma alga. Os benefícios desse suplemento são tantos que, hoje em dia, muitas pessoas acabam por utilizá-lo diariamente.

Como e onde encontrar spirulina

A cianobactéria pode ser encontrada em pó ou em cápsulas, que normalmente são vendidas em estabelecimentos de produtos naturais, farmácias e na internet. Mas não saia comprando qualquer frasco de spirulina que encontrar por aí.

Você deve estar atento a qualidade do produto em primeiro lugar. Antes de tudo, pesquise o fabricante, se é confiável, como embala o produto, etc. Não compre spirulina que já está aberta ou com o lacre meio aberto. O local onde está armazenada deve estar limpo e longe da luz solar direta.

Benefícios da spirulina

A spirulina é famosa por seus benefícios. Ela é fonte de nutrientes capazes de manter a saúde do organismo, entre eles: proteínas, vitaminas e minerais. O ideal é consumir a cianobactéria entre 500 até 2000 mg por dia.

Quer saber mais? Confira algumas vantagens da ingestão da spirulina.

Perda de peso?

Muitos se perguntam se a spirulina realmente ajuda a emagrecer, e a resposta é sim. Não é que queime calorias, mas uma substância específica confere sensação de saciedade, o que faz com que as pessoas acabem por comerem menos do que o habitual.

Essa substância chamada fenilalanina desacelera o esvaziamento gástrico, o que evita a fome em excesso. O ideal é ingerir a spirulina antes das refeições. Além disso, tem bons níveis de fibras.

E o colesterol alto?

Pessoas que se alimentam mal tendem a ter inúmeros problemas de saúde, principalmente aquelas que consomem muitos alimentos gordurosos e ricos em sódio.

Alimentos funcionais, como frutas, verduras e legumes, podem ser ótimos para quem sofre com colesterol alto e doenças cardiovasculares, isso quando aliados a uma vida equilibrada. E a spirulina também pode ajudar.

Os ácidos graxos encontrados na cianobactéria são importantes para manter e diminuir os níveis de colesterol no organismo. Porém, antes de se automedicar, procure a orientação de um nutricionista, pois cada corpo é um corpo. O que pode ser bom para um, pode não ser para o outro.

spirulina

Só carne tem proteínas?

Sabe aquela velha história que proteína só se encontra em alimentos de origem animal? É mentira, verduras verde escuras e leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, soja, grão de bico, fava, etc) são bons exemplos disso.

A spirulina também é uma boa fonte de proteína. O suplemento, inclusive, é recomendado para atletas e praticantes de atividades físicas.

Ação antioxidante?

Os antioxidantes são muito importantes para manter o equilíbrio do organismo. Eles são responsáveis por combater a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células, além de prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas e cardiovasculares.

Esse suplemento também tem ação antioxidante e anti-inflamatória, o que ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido e a pele mais jovem.

Força para o organismo?

A cianobactéria ainda conta com a presença do betacaroteno na composição. Essa substância fortalece os ossos, cabelos e unhas. Também é bom para a pele e para visão, já que protege a superfície ocular.

Normalmente, o betacaroteno, que pode se converter em vitamina A, é encontrado em alimentos como a cenoura.

Observação: grávidas ou mulheres em fase de amamentação não devem consumir spirulina. O ideal é que qualquer pessoa, saudável ou não, procure a orientação de um especialista antes de começar a utilizar esse suplemento.

Vida equilibrada

Esses benefícios são só alguns dos que a cianobactéria pode oferecer. Porém, é importante lembrar que de nada vale consumir todos os dias o suplemento se o seu cotidiano não for nada saudável.

A prática de atividades físicas é essencial para manter o corpo e a mente em equilíbrio. Por isso, não pense duas vezes antes de começar. Opte por aquilo que mais gostar, pois o ideal é se sentir bem consigo mesmo. Não faça os exercícios por obrigação.

Treino funcional, yoga, pilates, dança, caminhada, corrida, pedalada, natação, artes marciais, não importa. Você só deve movimentar o seu corpo e sair do sedentarismo.

E apesar de todas as vantagens da spirulina, nada é melhor do que uma alimentação natural e equilibrada. Você não vai precisar suplementar nutrientes se o seu cardápio for rico em proteínas, vitaminas, minerais, verdade? Invista em você.

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