Não é novidade que pessoas veganas não consomem alimentos ou produtos de origem animal. Por isso, suas receitas recebem ingredientes que, geralmente, não são utilizados em pratos “comuns”. E com as sobremesas não é diferente.

Apesar de alimentos como ovos, manteiga e leite serem considerados essenciais no preparo de algumas receitas, isso não significa que só eles possam contribuir para um bom resultado final. Neste post, ensinaremos como substituir cada ingrediente de origem animal por um vegetal. Assim, saberá quais produtos utilizar na hora de preparar sobremesas deliciosas. Vamos lá?

É possível retirar ingredientes para preparar sobremesas veganas?

Cada ingrediente acrescentado a uma receita, doce ou salgada, tem a sua função. Para que o prato esteja exatamente do jeito que esperamos, é fundamental utilizar os produtos indicados ou saber como substituí-los. Então, ao preparar as suas sobremesas veganas, não retire os ingredientes, aprenda a trocá-los.

Como fazer essa substituição no preparo de sobremesas?

Ovos

A função dos ovos é garantir liga, maciez, fornecer gordura, emulsificar e ajudar a crescer. Para que ele seja substituído com sucesso, não podemos utilizar apenas um ingrediente, mas uma combinação. A substituição de um ovo pode ser feita de duas maneiras:

  • 1 colher (sopa) de farinha linhaça e 2 colheres (sopa) de água: cozinhe essa mistura até obter um gel
  • 1 colher (sopa) de chia e 2 colheres (sopa) de água: cozinhe até obter um gel

Leite

O leite é utilizado para obter o ponto ideal de cremes ou massas. Também ajuda a manter a textura e fornece nutrientes. Para substituir esse ingrediente nas sobremesas veganas podemos adotar outros tipos de leite. Algumas opções são leite de:

  • soja
  • arroz
  • castanha de caju
  • coco
  • amendoim
  • avelã
  • nozes
  • macadâmia
  • inhame

Inclusive, você pode preparar o seu próprio leite em casa. Para isso, basta bater no liquidificador 1 xícara de coco fresco com 3 xícaras de água.

Manteiga

A manteiga nas sobremesas veganas é muito fácil de ser substituída e não requer misturas. Você só precisa utilizar o óleo vegetal da sua preferência, como de girassol ou milho, por exemplo. A quantidade indicada de manteiga é a mesma que você utilizará de óleo. O resultado fica igual.

Leite condensado

Para ter um leite condensado de fato vegano, ou você adquire esse produto ou então prepara o seu em casa, e é muito fácil. Para isso, você vai precisar apenas de um litro de leite vegetal de coco (que você mesmo já pode ter preparado), mais 8 colheres de sopa de açúcar demerara.

Misture os dois ingredientes em uma panela e deixe levantar fervura. Mexa constantemente por aproximadamente 30 minutos. Depois, coloque a mistura na batedeira e bata em velocidade alta até que esfrie.

Gelatina

A gelatina, que também é muito utilizada em diversas receitas de sobremesa, pode ser substituída pela kanten ou ágar-ágar, que é feita de algas e, normalmente, você encontra no comércio vendida em forma de pó.

Meia colher de chá da kanten equivale a uma colher de chá de gelatina comum, então, para utilizar com sucesso, basta dobrar a quantidade em suas receitas.

As sobremesas veganas são tão deliciosas quanto aquelas com ingredientes de origem animal, o que acontece é que elas ainda não são tão populares assim. Por isso, quando você preparar as suas e convidar familiares ou amigos para experimentar, conte para eles as suas substituições. Assim, outras pessoas também vão aprender que existem sabores diversificados.

Quer aprender mais sobre receitas? Então conheça nosso curso online de sobremesas veganas e confira dicas incríveis com a chef Izabela Braga.