Todos sabem que já é possível preparar um cardápio vegano completo. O que dificulta, muitas vezes, é o preço de certos ingredientes utilizados nas receitas, que podem custar bem mais caro, se comparados aos produtos convencionais. Porém, com simples alimentos você pode montar pratos incríveis, práticos e saudáveis, sem precisar gastar muito tempo e nem muito dinheiro.

Uma ida à feira de domingo é uma ótima estratégia para quem deseja economizar no fim do mês. Frutas, legumes e verduras são mais em conta e você ainda pode encontrar diversas variedades. Esqueça a ideia de que veganos só comem alface. Aposte em alimentos como abóbora, berinjela, cenoura, batata, beterraba e mandioquinha, que além de terem preço acessível, são deliciosos e cheios de vitaminas e minerais.

Também é possível preparar sobremesas veganas, basta ficar de olho nos rótulos dos ingredientes e deixar a criatividade rolar. Agora, se o seu intuito for aprender comidinhas para o dia a dia sem alimentos de origem animal, está no lugar certo. Separamos seis receitas como sugestões baratas de pratos veganos. Quer aprender? Confira a seguir:

Guacamole

Ingredientes

– 2 abacates maduros amassados

– 1 cebola picada

– 2 dentes de alho picado

– 1 limão

– ½ pimentão verde picado

– temperos a gosto

– azeite a gosto

– salsinha picada

Modo de preparo

Amasse o abacate e misture com os temperos. Sirva com algum snack, como nachos.

Observação: além de entrada, o guacamole pode ser acrescentado no menu do almoço, como salada.

Feijoada vegana

Ingredientes

– 220g de feijão preto cru

– 2 cebolas

– 3 dentes de alho

– 1 cenoura em rodelas

– 2 beterrabas em tiras grossas

– 100g de abóbora em pedaços

– 1 abobrinha em pedaços

– 1 pedaço de gengibre

– 1 laranja sem casca

– 15g de açúcar mascavo (ou da sua preferência)

– Sal a gosto

– Mix de páprica e cominho a gosto

– Pimenta dedo de moça a gosto (opcional)

Modo de preparo

Deixe o feijão de molho por 8 horas. Depois desse período, cozinhe o feijão com uma folha de louro e a laranja. Refogue os legumes com um fio de óleo, os temperos, o açúcar, gengibre em rodelas e a pimenta. Junte o refogado no feijão. Sirva.

Sopa de mandioquinha, cenoura e gengibre

Ingredientes

– 2 mandioquinhas

– 1 cenoura

– ½ cebola picada

– 2 copos de água

– 1 colher de sopa de gengibre ralado

– Sal, cebolinha e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Corte a cenoura e a mandioquinha em pedaços, não é preciso descascá-las. Coloque a cenoura em uma panela com os dois copos de água. Após 10 minutos, acrescente a mandioquinha. Reserve os alimentos quando estiverem cozidos, a água também.

Em outra panela, refogue a cebola picada com o azeite e despeje a mandioquinha e cenoura cozidas. Feito isso, acrescente um copo de água do cozimento e bata no liquidificador com o gengibre. Deixe a consistência da sopa cremosa e homogênea, devolva para a panela e esquente em fogo baixo. Sirva.

Macarrão com legumes

Ingredientes

– 1 pacote de macarrão

– Legumes a gosto (brócolis, berinjela, abobrinha, mandioquinha, xuxu)

– Molho de tomate caseiro

– Temperos a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão. Em seguida, coloque-o em uma tigela. Acrescente o molho de tomate caseiro e misture. Feito isso, misture o macarrão com os demais ingredientes cozidos. Você pode optar por cozinhar brócolis, abobrinha, batata ou xuxu. Sirva.

Abobrinha empanada

Ingredientes

– 1 abobrinha

– 2 dentes de alho amassados

– 1 pitada de pimenta-do-reino

– 1 colher (sobremesa) de manjericão seco

– 1 colher (sopa) de azeite

– 1 pitada de sal

– 1/2 xícara de farinha de trigo

Modo de preparo

Corte as abobrinhas em rodelas em uma tábua. Misture com os temperos e deixe descansar por 15 minutos. Passado o tempo, unte uma assadeira com óleo. Pegue as rodelas de abobrinha, passe na farinha de trigo e coloque-as na assadeira. Leve para o forno médio e deixe dourar os dois lados. Sirva.

Observação: esse prato pode servir como acompanhamento para um arroz com legumes, como o arroz de cenoura, ou macarrão.

Nhoque vegano

Ingredientes

– 700g de batata

– 700g de batata doce

– 1 colher (chá) de sal

– 2 colheres (sopa) azeite

– Cominho a gosto

– 1 e ½ de xícara (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo

Coloque as batatas cozidas em uma vasilha e amasse-as. Em seguida, tempere com cominho, sal e azeite. Aos poucos, coloque a farinha e mexa sempre, até que a massa fique uniforme e solta (sem grudar na mão).

Polvilhe a farinha de trigo em uma superfície lisa. Feito isso, coloque um punhado de massa, faça rolinhos e corte-os em pedaços (como o nhoque tradicional).

Ferva a água em uma panela e coloque um fio de óleo. Adicione os pedaços do nhoque aos poucos e deixe cozinhar até subirem à superfície (boiando). Retire os pedaços prontos com uma escumadeira e repita o processo até terminar a massa.

Observação: fique à vontade para fazer o molho de tomate simples. Você também pode incrementar com legumes de sua preferência. Lembre-se de sempre optar por temperos naturais, nada de industrializados.


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Fonte das receitas: Namu Cursos, Escolhaveg, Veggi & Tal, Presunto vegetariano