Você que costuma utilizar o sal de frutas, quando começa aquela azia ou queimação no estômago: sabe como ele age no seu organismo? Muitas pessoas fazem uso desse medicamento sem antes conhecer se podem consumi-lo, como deve ser administrado e qual é a frequência de uso.

Pensando nisso, resolvemos dedicar este post aos antiácidos para falar de sua ação no corpo humano e quando seu uso é realmente indicado.

E mais: no fim do artigo tem uma receita caseira, bem fácil, de sal de frutas. Acompanhe e não tenha mais dúvidas sobre quando utilizá-lo.

O que é um antiácido

O antiácido é um medicamento utilizado para combater desconfortos estomacais — como a azia — que ocorrem, na maioria das vezes, por maus hábitos alimentares.

Chegando ao estômago, ele aumenta o pH gástrico e neutraliza o ácido clorídrico, responsável pela sensação de queimação no estômago.

Essa sensação costuma ocorrer, por exemplo, quando ingerimos algum alimento “pesado”. Ou seja, muito gorduroso, fortemente condimentado ou com excesso de açúcar.

Como age no organismo

Quando nos alimentamos e começamos a mastigação, o estômago já começa a trabalhar produzindo uma substância chamada ácido clorídrico, que ajuda na digestão.

Ao ingerirmos alimentos gordurosos, cheios de açúcar, entre outros ingredientes, em excesso, ocorre uma produção exagerada dessa substância, o que torna a digestão difícil e provoca desconfortos.

O ácido clorídrico possui pH 2. Isso significa que ele é bem ácido, mas não causa desconforto algum em uma digestão normal.

Por outro lado, quando produzido em excesso, sua acidez se torna prejudicial e é capaz de provocar desconfortos ou até uma gastrite caso não seja adotada uma alimentação saudável e equilibrada.

A ação do sal de frutas ocorre de uma maneira simples. Como a composição química é oposta a dos ácidos estomacais, acaba provocando a neutralização do pH. Isso diminui consideravelmente a acidez e resolve o problema em pouco tempo.

Como consumir

O sal de frutas é simples de ser consumido. Basta dissolver uma colher de sopa, do produto, em um copo de 200 ml de água.

Depois, é só mexer e tomar enquanto estiver ferventando. Em pouco tempo é possível sentir um alívio dos sintomas desagradáveis.

Vale ressaltar que, não se deve consumir mais de duas doses ao dia. O sal de frutas é um medicamento e requer cautela na administração.

O uso indiscriminado pode provocar efeitos negativos na saúde, por isso o ideal é sempre administrá-lo sob a orientação de seu médico.

Receita de sal de frutas caseiro

A receita é muito simples e contém ingredientes que você encontra na sua cozinha.

Ingredientes:

  • 1 limão grande (ou 2 limões médios)
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • água

Modo de preparo:

Em um copo, esprema o limão e logo depois adicione o bicarbonato de sódio lentamente. A mistura vai borbulhar. Após isso, complete com água até chegar na metade do recipiente.

Pronto, já pode beber!

E você, o que achou deste post sobre sal de frutas? Respondemos suas dúvidas sobre esse antiácido? Então, deixe um comentário contando sua experiência com o assunto e não se esqueça de conhecer nossos cursos online de gastronomia saudável.