O caju é uma fruta  nativa do Brasil e pode ser encontrado em diversos locais, mas é mais abundante no Nordeste. Nessa região, a cultura do caju é importante por ser a renda de muitas famílias. O caju, na verdade, é um pseudofruto, pois a parte que surge com infrutescência é a castanha.

Vários produtos, como bebidas, pratos típicos, doces e óleos da castanha podem ser feitos a partir do fruto. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, (Embrapa), a região Nordeste corresponde a 95% da produção nacional. A exportação do pseudofruto é direcionada geralmente para o Canadá e os Estados Unidos.

Mas não só pela história e representatividade brasileira que o caju é especial, o seu consumo traz muitos benefícios para saúde. Quer saber mais? Continue lendo o artigo e saiba por que inserir o caju em sua alimentação.

Benefícios do caju

1.  Rico em vitamina C

“Rico em vitamina C, o caju também possui betacaroteno (provitamina A), vitaminas do complexo B na castanha e minerais, como magnésio, manganês, potássio, fósforo e ferro”, afirma a nutricionista Maiara Fidalgo. Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), o caju possui 219,3 mg de vitamina C, ou seja, 365% da necessidade diária de um adulto.

A presença de vitamina C no organismo é importante, pois ajuda a combater as ações dos radicais livres, causadores do envelhecimento precoce das células e de inúmeras doenças. Além disso, essa vitamina ajuda a combater o estresse e fortalece o sistema imunológico, o que auxilia a prevenir as tão comuns gripes e resfriados.

2.  Rico em betacaroteno

O betacaroteno, um tipo de carotenoide, é responsável pela cor forte do pseudofruto. Essa substância pode se converter em vitamina A e possui ação antioxidante, o que também contribui para uma pele bonita e saudável. Fortalecimento dos ossos, controle de níveis de açúcar no sangue e prevenção de dores musculares estão entre outros bens que a constante ingestão do caju pode trazer ao organismo.

caju

Quais os benefícios da castanha do caju

Pertencente à família das oleaginosas, a castanha de caju também possui seus benefícios. Ela é rica em proteínas, magnésio, fósforo e possui boas quantidades de ferro e potássio.

Assim como outros nutrientes, o magnésio é essencial para o bom funcionamento do organismo. Dentre as vantagens de consumir constantemente alimentos com esse mineral, destacam-se a produção de energia e o auxílio nas funções musculares. Apesar de o caju possuir bons níveis desses minerais, é na castanha que eles se encontram em maior quantidade.

Boas gorduras

O fruto é fonte de gorduras mono e poli-insaturadas, assim como as amêndoas e as nozes. Esses tipos de gorduras, de origem vegetal, são benéficos ao corpo, pois têm ação antioxidante, ajudam a manter o bom colesterol e a diminuir o ruim, o que contribui para menores riscos de doenças cardíacas.

Lanchinho da tarde

As castanhas de caju são ótimas opções também para saciar a fome na hora do lanchinho da tarde. Contudo, é importante tomar cuidado para não exagerar em sua ingestão, já que o alto consumo pode contribuir para o acúmulo de calorias segundo afirma Fidalgo.

Tanto o caju como sua castanha podem ser consumidos em doces, sobremesas, sorvetes, bolos e em pratos agridoces. Se optar por realizar suco com o caju, lembre-se de ingerir assim que for feito para que não perca seus nutrientes.

De acordo com a nutricionista, qualquer pessoa pode ingerir o pseudofruto e a castanha. Porém, se estiver em tratamento ou com algum problema nutricional, o indicado é seguir orientações médicas.

“O caju bom para consumo deve estar bem fresco. A casca deve ter cor firme, sem manchas ou machucados. Como é muito fácil de estragar, deve ser consumido no mesmo dia da compra, se possível. Se estiver bem firme, pode ficar guardado na geladeira por dois dias no máximo”, aconselha Fidalgo.

E aí? Agora que sabe os benefícios do caju, não deixe de inserir em sua dieta para ter todos os benefícios. Conheça nossos cursos online de gastronomia saudável para ter um cardápio mais equilibrado.