Todo mundo adora preparar alguns petiscos para uma atividade em família ou receber os amigos em casa. Seja para comer enquanto se joga conversa fora ou se assiste a um filme ou a um jogo na TV, os snacks são uma ótima pedida. Infelizmente, nessas ocasiões é comum servimos alimentos industrializados e altamente calóricos, como salgadinhos e frituras, em função da praticidade e por parecer uma opção mais econômica. Como consequência, exageramos na ingestão de gorduras e acabamos com os nossos esforços de manter uma dieta equilibrada.

Existe um mito de que alimentos saudáveis são caros e pouco práticos, mas é possível preparar petiscos saudáveis em pouco tempo e sem gastar muito, e com ingredientes que podem ser encontrados em qualquer feira ou mercado. Assim, além de ajudar a manter uma alimentação saudável, você pode preparar comidinhas do seu jeito, com o tempero que melhor agradar.

Para ajudar você a impressionar os convidados, selecionamos algumas receitas saborosas e com baixas calorias que podem satisfazer qualquer paladar. O melhor de tudo é que são leves e podem ser servidos também para beliscar antes do almoço e jantar.

Minipizza de berinjela

Ingredientes:

– 2 berinjelas
– Molho de tomate
– Queijo ralado
– Orégano
– Azeite de oliva
– Sal a gosto

Modo de Preparo

Fatie a berinjela em rodelas finas. Misture a farinha de trigo e sal em uma tigela e coloque o azeite de oliva em outro recipiente. Pincele as fatias com azeite de oliva e passe pela farinha de trigo. Leve as berinjelas ao forno por 10 minutos, virando e assando por mais 5 minutos. Coloque o molho de tomate e o queijo ralado sobre cada fatia e salpique com orégano. Leve ao forno até que o queijo derreta.

Chips de batata doce no forno

Ingredientes:

– 1 batata doce
– Azeite de oliva
– Pimenta do reino
– Ervas a gosto (orégano, tomilho, manjericão)

Modo de preparo

Descasque a batata e fatie em rodelas com, aproximadamente, uns 3 milímetros de espessura . Coloque as rodelas de batata mantendo uma pequena distância entre elas. Derrame alguns fios de azeite por cima das batatas e tempere com sal, pimenta e as ervas de sua preferência. Leve ao forno (180°C) por 15 minutos. Após este tempo, vire as batatas deixe assar por mais 15 minutos.

Palitinhos de cenoura

Ingredientes

– Cenouras
– Ervas finas
– Sal

Modo de preparo

Corte as cenouras em palitinhos e as cozinhe no vapor. Tempere com sal e ervas finas. O preparo é simples, mas é um lanche delicioso e prático que não adiciona muitas calorias ao cardápio. Você também pode servir vagens ou outros legumes de sua preferência cozidos ao vapor.

Canapé de pepino e creme de ricota

– 2 pepinos
– 150g de ricota
– Tomates cerejas
– Folhinhas de salsa

Modo de preparo:

Corte o pepino em rodelas sem retirar a casca. As fatias não podem ser muito finas. Passe um pouco de creme de ricota sobre cada fatia de pepino. Corte os tomates cerejas ao meio e coloque sobre os canapés. Decore com as folhinhas de salsa.

Viu como é fácil encantar os convidados com petiscos leves, saudáveis e baratos? Se você gostou, confira outras receitas saudáveis e saborosas para diversificar seu cardápio de forma simples e saudável no nosso blog, ou conheça nossos cursos online de gastronomia saudável, com receitas para todos os gostos.

Fotos: Einladung_zum_Essen / Pixabay / CC0 Creative Commons; Eric Gravengaard / Flickr / CC BY-ND 2.0; PublicDomainPictures / Pixabay / CC0 Creative Commons