A água é o elemento mais abundante no corpo humano, por isso a importância de sempre estar hidratado. Quando não se consome a quantidade de água necessária, o organismo começa a demonstrar sintomas. Então, mesmo que o dia não esteja tão quente, você ainda deve beber os níveis indicados dessa bebida natural. E para quem gosta de um sabor diferente, ainda há a opção da deliciosa água saborizada.

O ideal é beber 2 litros de água por dia, e ela não deve ser substituída por nenhuma outra bebida como fonte principal de hidratação. Porém, a água saborizada também pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Os benefícios dessa bebida dependem do ingrediente utilizado no preparo. Se você opta por um alimento com propriedades antioxidantes, proporcionará ao seu corpo mais proteção contra os radicais livres, por exemplo.

Limão, hortelã, laranja, abacaxi, erva-doce, morango, framboesa, melancia, coco, cereja, maçã, pepino, menta, canela, lima, gengibre, todos esses alimentos podem ser incrementados na receita.

Como e onde servir água saborizada

Além do consumo próprio, você pode acrescentar a água saborizada no cardápio de almoços, jantares e festas de aniversário. Por ser algo diferente, chamará a atenção dos convidados e você ainda estará contribuindo para a saúde de todos.

Lembre-se que o consumo de refrigerante e sucos de caixinha (industrializados) devem ser evitados ao máximo. Isso por conta dos níveis altos de açúcar e conservantes que têm na composição.

Gosta de dar um toque mais caseiro na festa? Coloque a água saborizada em jarras de vidro para que cada pessoa possa se servir. Quer algo mais divertido e charmoso? Utilize pequenos frascos de vidro individuais. Solte a sua criatividade e faça do jeito que preferir.

água saborizada

Receitas – água saborizada

Limão, pepino e hortelã (Sweet my kitchen)

Ingredientes

Folhas de hortelã

Limão

Pepino

Água

(As quantidades variam de acordo com o sabor que cada deseja ter)

Modo de preparo

Coloque a água em uma jarra de vidro (jarras de vidro são boas porque não deixam gosto na bebida). Em seguida, corte o pepino e limão em rodelas finas. Acrescente as rodelas do pepino e do limão na água e adicione as folhas de hortelã. Se quiser também pode acrescentar um pouco de suco de limão na água. Coloque o preparado na geladeira por algum tempo. Sirva.

Maçã, canela e cravo (Cinco quartos de laranja)

Ingredientes

Cravinhos

Maçã

Água

Pau de canela

Suco de limão

Modo de preparo

Corte a maçã em fatias finas e retire os caroços. Em seguida, coloque a água em uma jarra de vidro. Feito isso, coloque a maçã dentro da água e acrescente o suco de limão por cima. Mexa. Coloque na geladeira e deixe por um tempo. Após esse período, coe a água e sirva.

Lembrando que a quantidade de ingredientes varia do gosto de cada pessoa. Se você quer uma água com sabor mais intenso, adicione mais ingredientes, mas sem exagero.

Esse procedimento simples pode servir para qualquer água saborizada que deseja fazer. Solte a sua imaginação.

Quer aprender receitas saudáveis e deliciosas para acompanhar essa bebida? Confira os cursos online de gastronomia saudável e experimente novos sabores.