O Natal está chegando e com ele aquela vontade de comer pratos deliciosos. Verdade seja dita, quem não pensa nas saborosas sobremesas da ceia? Ou naquele prato principal que só sua mãe sabe fazer? Porém, na maioria das vezes, a mesa é composta por receitas à base de carne vermelha, peixe, ovos e leite, o que pode não agradar todo mundo. A falta de opções vegetarianas e veganas faz com que muitas pessoas acabem por se alimentarem com as saladas presentes.

Com simples alimentos, como a abobrinha, é possível fazer receitas saudáveis e muito saborosas. Você não precisa ser um expert na cozinha e nem muito menos gastar um dinheirão. Basta anotar tudo o que precisa, ir nos locais certos para a compra e aprender o passo a passo de cada prato.

Quer aprender? Confira, a seguir, 4 receitas veganas para a sua ceia de Natal. Não irá se arrepender!

Canelone de abobrinha

Ingredientes

3 abobrinhas italianas

½ cebola

3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

2 colheres de chá de macis

½ abóbora japonesa

1 colher de chá de sal

Modo de preparo

Corte a abóbora ao meio, retire as sementes e embrulhe no papel alumínio junto com o macis ou a noz moscada por cima. Leve ao forno por 60 minutos. Feito isso, corte as abobrinhas no sentido do comprimento (em tiras) e reserve-as. Retire as abóboras do forno, abra o papel alumínio e descarte o macis. Amasse a abóbora com a ajuda de um garfo.

Refogue a cebola e o azeite e adicione a abóbora amassada. Tempere com o azeite cru, as ervas e apimenta. Junte o sal e o tomilho fresco e misture bem. Coloque um pouco do purê de abóbora em uma das extremidades da fatia da abobrinha e enrole. Faça isso com as demais fatias e coloque os canelones em uma vasilha. Coloque o molho do seu agrado por cima (pode ser branco ou de tomate). Leve ao forno até amornar.Sirva.

Espaguete de abobrinha

Ingredientes

3 abobrinhas italianas

1 colher de chá de alho

6 tomates maduros

15 folhas de manjericão

3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de missô (pasta de soja fermentada)

½ colher de chá de pimenta-do-reino em pó

4 castanhas-do-pará

Modo de preparo

Lave bem os legumes. Passe a abobrinha pelo cortador de legumes para fazer os fios do espaguete. Reserve. Bata no liquidificador os tomates com um pouco de água junto com o sal, o alho, o missô, o manjericão, o azeite e a pimenta-do-reino. O molho de tomate pode ser amornado em uma panela(caso queira seguir o raw food, não deixe esquentar acima de 43°C. Adicione o molho frio ou morno sobre o espaguete e sirva. Você também pode polvilhar por cima a castanha-do-pará ralada.

Nhoque de abóbora

Ingredientes

4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

1 cebola

2 dentes de alho

10 tomates

15 folhas de manjericão

1 folha de louro

500 g de abóbora japonesa

150 g de farinha de trigo branca

150 g de flocos de milho

¼ de xícara de linhaça dourada

2 colheres de chá de sal

½ colher de café de noz moscada

½ colher de café de pimenta-do-reino preta em pó

8 castanhas-do-pará

Modo de preparo

Corte a abóbora ao meio e retire as sementes. Embrulhe a abóbora em papel alumínio e leve-a ao forno pré-aquecido por 20 minutos, ou até que ela esteja macia. Retire do forno, desembrulhe e, com a ajuda de uma colher, separe a polpa da casca. Esprema com um grafo para obter um purê.

Adicione ao purê duas colheres de sopa de azeite, a farinha de trigo, os flocos de milho peneirados, a linhaça moída, o sal, a noz-moscada e a pimenta-do-reino. Misture bem até obter uma consistência firme e lisa.

Polvilhe um pouco de farinha de trigo em uma bancada lisa ecoloque a massa de abóbora por cima. Faça rolinhos compridos com as mãos e corte a massa com uma faca no tamanho desejado. Ferva em uma panela com água o louro e um pouco de sal. Coloque o nhoque aos poucos e retire com uma escumadeira quando os pedaços subirem.

Pique os tomates em cubo sem sementes, a cebola e o alho.Separe as folhas do manjericão. Aqueça as duas colheres de sopa de azeite restantes e refogue a cebola picada. Acrescente o alho e deixe refogar mais um pouco. Adicione o tomate picado e cozinhe por alguns minutos. Desligue o fogo e junte as folhas de manjericão. Tempere com sal e pimenta. Coloque o nhoque em um prato com o molho por cima e rale as castanhas-do-pará sobre o preparado.Sirva.

Bifun com legumes

Ingredientes

½ brócolis

½ couve-flor

2 colheres de sopa de coentro fresco

3 colheres de sopa de salsinha

2 cenouras

2 colheres de sopa de cebolinha fresca

½ limão

3 colheres de sopa de molho shoyu

1 colher de sopa de gengibre

2 dentes de alho

1 pimenta dedo-de-moça

100 g de cogumelo paris

½ abobrinha italiana

10 ervilhas-torta

2 colheres de sopa de óleo de coco

200 g de bifun

Modo de preparo

Lave bem o coentro, a salsinha e a cebolinha. Corte-os junto com o alho e o gengibre (em cubinhos). Reserve. Lave bem os legumes e corte-o sem tamanhos similares. Lave os cogumelos e corte-os em tiras. Aqueça a água em uma panela e coloque o bifun dentro com o fogo apagado. Escorra e reserve.Coloque o óleo de coco para derreter em uma panela aberta e em fogo alto.Adicione o gengibre e o alho picado. Refogue.

Acrescente os legumes por ordem de dureza e refogue um pouco. Junte a ervilha-torta e misture. Adicione os demais legumes e mexa para refogar. Por último, acrescente os cogumelos.Tempere com molho shoyu. Adicione uma concha de água quente e mexa bem. Espere os legumes cozinharem um pouco. Adicione as ervas picadas e misture. Acrescente o bifun já cozido e misture. Sirva.

Agora que já sabe 4 receitas veganas, que tal aprender mais no curso online Menu vegano completo? Nele você confere preparações incríveis, nutritivas e sem ingredientes de origem animal. 

Foto: kaboompics / Pixabay / CC0 Creative Commons