Dias gelados pedem cardápios mais consistentes e quentinhos. É normal que com a chegada de frentes frias, o desejo por aquele prato calórico e cheio de gordura aumente mais do que o habitual. Isso se deve pelo fato do corpo humano ter maior gasto energético em estações como outono e inverno, já que o organismo necessita manter a temperatura corporal ideal. E para estar com a sensação de bem-estar e satisfazer esse tipo de vontades, muitos encontram em risotos, lasanhas, empadões, polentas e sopas o alento perfeito.

O aumento da ingestão de alimentos pesados e a falta de exercícios físicos podem contribuir para o ganho de peso, fora outras situações. Por isso a importância de sempre ficar de olho no cardápio e consumir todos os nutrientes necessários para a boa manutenção do organismo. A sopa, por exemplo, é uma opção cheia de vitaminas, minerais e ótima para saciar a fome.

Quem associa a delícia somente a doenças ou dietas, está muito enganado. Assim como qualquer outra comida, a sopa pode ser sim considerada como prato principal, pois possui altos níveis de nutrientes, principalmente as que têm como base legumes e leguminosas. Além do mais, pode tanto ajudar no emagrecimento quanto no aumento de peso, tudo depende do que colocar como ingrediente.

Ao cozinhar um legume, muitos de seus nutrientes acabam por ficar na água. Quando esse líquido é utilizado para fazer um arroz ou uma sopa, a ingestão dessas substâncias aumenta consideravelmente. Nutricionistas aconselham que, ao preparar uma sopa, tanto as verduras quanto os legumes sejam frescos. Uma possibilidade é o congelamento, já que existem técnicas de preservação de suas características originais. Caldos são ricos em vitaminas, minerais, fibras e possuem ação antioxidante. O constante consumo ajuda a regular o trânsito intestinal, a fortalecer o sistema imunológico, a prevenir doenças degenerativas e ainda a manter o bom humor.

5033415296_4d025683af_o

As leguminosas também são muito bem-vindas quando o assunto é saúde. Um caldo de feijão é capaz de proporcionar bons níveis de ferro, essencial para garantir mais energia ao corpo e a prevenir a temida anemia. As fibras do alimento ajudam a conservar os níveis de colesterol adequados e o intestino regulado. Quem não consome carne, encontra no feijão as proteínas vegetais, assim como em outros grãos. Lentilha, fava, grão de bico, ervilha e soja também entram na lista.

A fácil digestão e as poucas calorias da sopa a torna uma comida para todas as idades. Crianças, jovens, adultos e idosos podem se deliciar com as inúmeras receitas. Se seu filho não gosta de comer legumes inteiros, como a abóbora e o chuchu como acompanhamento, experimente oferecer batido, em formato de caldo. Mas atenção, o ideal é não utilizar ingredientes gordurosos ou pesados, prefira os naturais e sem aditivos alimentares. Sopas instantâneas não são boas substitutas, evite-as.

Prática para o dia a dia

Além de saudável, sopas são práticas para quem tem a vida corrida. Ficar longas horas fora de casa compromete o tempo das refeições, por isso é uma alternativa viável. É possível, inclusive, congelá-la para que dure a semana toda. Se não consegue levar como marmita, o que não é aconselhável por ser líquida, sirva-a no jantar. Nada como um alimento confortável para nos aquecer e proporcionar uma boa noite de sono.

Ficou com vontade de preparar uma sopa saborosa? Então aprenda três receitas que, além de te dar água na boca, são ricas em nutrientes e excelentes para os dias de outono.

Sopa de lentilha com espinafre

Ingredientes

250 g de lentilhas

1,5 L de água

1/2 maço de espinafre picado

1 cebola média

1 colher de sopa de azeite

2 dentes de alho picados

2 cubos de caldo de galinha

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Deixe a lentilha de molho em água, de preferência de um dia para o outro. Feito isso, refogue a cebola e o alho no azeite em uma panela. Refogue por alguns minutos e acrescente a lentilha e os demais ingredientes. Dissolva o caldo de galinha e deixe refogar por 10 minutos. Em seguida, despeje a água e cozinhe até que as lentilhas estejam macias. Sirva.

Sopa de abóbora

Ingredientes

1/2 abóbora moranga pequena (cubos grandes)

1 batata média (cortada)

1/2 cebola picada

1 dente alho pequeno amassado

1 litro de água ou mais

1 cubo de caldo de legumes

Cebolinha verde picada

Sal (caso precise)

Modo de preparo

Em uma panela, doure o alho no óleo e acrescente a cebola picada. Mexa rápido e acrescente a abóbora picada e a batata. Coloque a água e deixe ferver. Em seguida, acrescente o caldo de legumes e mexa. Cozinhe até a abóbora e a batata estarem cozidas. Desligue o fogo. Após esse processo, espere amornar e despeje tudo no liquidificador. Bata até virar creme. Coloque na panela novamente e cozinhe por mais três minutos com a cebolinha. Caso queira, acrescente um pouco de sal. Sirva.

Sopa de batata

Ingredientes

1/2 kg de batatas

2 colheres de sopa de azeite

2 dentes de alho picados

1 cebola média picada

1 tablete de caldo de legumes dissolvido em 1 litro de água

Folhas de manjericão

Sal

Modo de preparo

Descasque as batatas e rale, na parte grossa, de um ralador. Em seguida, coloque-as em uma tigela com água gelada. Feito isso, coloque em uma panela o azeite, a cebola e o alho. Leve ao fogo e refogue-os. Escorra as batatas e coloque para cozinhar, mexa de vez em quando, por uns cinco minutos. Junte o caldo de legumes e o sal. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 20 minutos. Desligue o fogo e acrescente o manjericão. Sirva.

Que tal aprender mais receitas de sopas e caldos? Nos cursos online de alimentação saudável, você aprenderá inúmeros pratos deliciosos e funcionais. Também saberá como preparar caldo de legumes saudável, sem nada de substâncias tóxicas, e técnicas de congelamento. Tudo para a sua qualidade de vida e de sua família.

Foto: Joe  / Flickr / CC BY 2.0; liz west / Flickr / CC BY 2.0

Fonte das receitas: Mundo Boa Forma; Tudo Gostoso