Para muitos, a Páscoa tem o forte significado da ressurreição de Jesus Cristo, o Salvador. Já para outros, é uma boa oportunidade para reunir a família e curtir ao máximo esse tempo. Em ambos os casos, é comum ter à mesa pratos salgados e doces saborosos, sem contar na troca dos famosos ovos de páscoa.

Feitos de chocolate, os ovos de páscoa ganham muita notoriedade e ocupam largo espaço nas prateleiras dos supermercados. Existem ovos de diferentes tamanhos e sabores; para crianças e adultos; com recheios ou ocos, com apenas uma fina camada de cacau. Bom ou ruim, a maioria fica feliz quando é presenteado por alguém com essa delícia. Mas o que fazer quando se é vegano?

Normalmente, quem não consume alimentos de origem animal sofre um pouco nessa época. A não ser que compre de um conhecido ou das lojas especializadas em produtos veganos, é difícil encontrar um estabelecimento convencional que os venda. Quando se encontra, muitas vezes o preço é tão alto que alguns chegam a desistir da aquisição.

Para quem é vegano e está a fim de economizar, ou até de aprender com novas experiências, separamos três receitas de ovos sem nenhum ingrediente animal que irão dar água na boca. Ficou curioso? Confira a seguir:

Ovo de páscoa vegano

Ingredientes

1 quilo de chocolate amargo vegano

200 gramas de creme de leite de soja

2 colheres de sopa de glucose

6 gotas de essência de amêndoas para chocolate

Formas para ovos

Modo de preparo

Pique 500 gramas do chocolate amargo em pedaços. Em seguida, derreta em banho maria até ficar mole. Feito isso, passe uma camada fina de chocolate na forma do ovo, até preencher todos os espaços. Você pode utilizar uma colher ou um pincel para ser mais fácil. Coloque na geladeira por uns cinco minutos (depende da potência de cada uma), retire e faça outra camada. Volte novamente à geladeira e retire uns minutos depois. Passe o restante da camada na forma e coloque no freezer.

Simples, não acha? Com essa receita de ovo, você pode inovar nos recheios e optar pelos ingredientes de sua preferência. Vamos lá?

Recheio de chocolate

Modo de preparo

Derreta 500 gramas de chocolate e acrescente as 200 gramas de creme de leite de soja. Misture bem e adicione duas colheres de sopa de glucose, além das seis gotas da essência de amêndoas. Em seguida, misture todos os ingredientes e deixe descansar na geladeira por três horas.

Para terminar é só retirar a trufa da geladeira e rechear o ovo. (Presunto vegetariano)

Recheio sensação

Aqui está uma outra opção deliciosa e sem ingredientes de origem animal.

Ingredientes

1 lata de leite condensado vegano

100 gramas de creme de leite vegano

½ pacote de gelatina vegana de morango

1 colher de sopa de creme vegetal sem sal

Modo de preparo

Coloque o leite condensado em uma panela, acrescente a colher de creme vegetal e a gelatina. Mexa tudo até a mistura engrossar (mesmo preparo de um brigadeiro comum). Após retirar do fogo, coloque o creme de leite e misture novamente. Deixe esfriar por alguns minutos em temperatura ambiente e leve para a geladeira, por aproximadamente uma hora.

Recheio kinder ovo

Ingredientes

Chocolate branco vegano

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o chocolate branco para derreter em banho maria. Em seguida, faça o choque térmico mergulhando o chocolate em uma tigela de água fria com cubos de gelo. Passe uma camada na base e leve à geladeira. Quando o ovo estiver descolando da forma, é o sinal que está pronto.

Muito fácil, não achou? Ao invés de pagar exageros por um pedaço de chocolate, faça você mesmo. Além de mais saudável, pode brincar e inventar os recheios que desejar. Se quiser passar a Páscoa na companhia de outros doces, aprenda novas receitas no curso online de sobremesas veganas.

Fonte das receitas: Presunto vegetariano, VegetariRANGO

Foto: Tracy Hunter / Flickr / CC BY 2.0